A Guarda Civil Municipal de São Sebastião firmou parceria com o GIR – Grupo de Intervenções Rápidas (GIR), ligado à secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, para a realização de um novo curso de tiro da corporação sebastianense. O acordo foi acertado na semana passada entre o comando da GCM, Edgar Celestino e o Subcomandante Geral do GIR, agente Udenílson José dos Santos. O GIR é considerado a elite dos Agentes Penitenciários de São Paulo e, hoje, substitui a Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo no gerenciamento de crise dos presídios paulistanos.

“Essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento da corporação. Buscar conhecimento fora de instituições consolidadas, faz com que tenhamos mais condições de oferecer um serviço de qualidade a nossa população. Temos um grande apoio do prefeito Felipe Augusto e liberdade para evoluir”, disse Edgar Celestino.

O Instrutor de Tiros da GCM, Wanderson Coelho, também esteve na capital paulista para avaliar o local de treinamento e corroborar com as tratativas. O estande de tiros do GIR é o maior da América Latina, na categoria “in door” (ambiente fechado).

Os Guardas Municipais realizarão o treinamento de tiro entre os dias 2 e 9 de fevereiro. Essa atividade vai ao encontro das exigências do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura Municipal de São Sebastião e o Ministério Público em 2013, para a regularização das atividades da GCM.

A Guarda Civil Municipal, por questões burocráticas deixadas pela gestão passada, como o vencimento dos coletes balísticos e regularização do registro das armas junto a Polícia Federal, teve o seu trabalho de rua prejudicado. Enquanto os agentes aguardam a finalização dos processos, uma série de treinamentos, cursos e capacitações estão sendo ofertados aos guardas para um melhor preparo e atendimento à população.