O Educa Brasil em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte abriu ontem, dia 3, no Teatro Municipal de São Sebastião, o IV Fórum Regional  destinado a professores, educadores, coordenadores de ensino da nossa região e interessados pela causa ambiental.

O evento,organizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do CBH-LN, em parceria com as Prefeituras de  Ilhabela, São Sebastião,Caraguatatuba e Ubatuba e a Diretoria Estadual de Ensino do Litoral Norte, conta com a presença de pesquisadores, técnicos, ambientalistas e professores da Unifesp e da Usp e vem abordando temas significativos como O Educador e o Meio Ambiente, Rede de Escolas e a Comunidade na Prevenção de Desastres Ambientais, a Condição da Água no Litoral Norte e a Importância das Unidades de Conservação

Segundo seus organizadores, o IV Fórum “tem como objetivo estimular os profissionais a otimizarem suas práticas, transformando este aprendizado em instrumento norteador para a implementação de educação ambiental, no ensino formal e não formal. Vários técnicos e pesquisadores renomados abordarão diferentes níveis de desenvolvimento nos temas, partindo de enfoque global à problemática regional, dando subsídios aos multiplicadores”.

Os palestrantes de ontem foram Melissa Vivacqua Rodrigues (UNIFESP); Pedro Jacobi (Procam-USP); Débora Olivato (CEMADEN); Iara Giacomini (Secretaria Executiva CBH-LN); Leandro Caetano (Fundação Florestal) que abriram espaço para discussão dos temas abordados e contou com a participação intensa dos presentes ao debate público e aberto. O evento contou com a mediação do ex secretário do Meio Ambiente, Eduardo Hipólito do Rego.

Hoje, dia 4, os palestrantes serão Flávio Berchez (USP); Pedro Carignato, do Instituto Geológico, Wagner Barroso da Defesa Civil de São Sebastião, Georgeta Gonçalves, educadora ambiental e Guilherme Turri do Recicla SP.
Acontece também, no piso superior do teatro, mostra de artesanato dos índios guaranis. O evento apresentou a peça “Hoje é Dia de Sucata” da qual participam crianças das oficinas de teatro da Prefeitura Municipal de São Sebastião. Os grupos “Pés no Chão, de Ilhabela”; “Valério Viz de Ilhabela” e “grupo de Maracatu”, encerram hoje o programa. No dia 5, haverá atividades práticas relacionadas às temáticas do evento nos Parques Estaduais de Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.