O Brasil volta a enfrentar surtos de sarampo em alguns estados como Amazonas, Roraima e São Paulo, pensando nisso, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), intensificou as medidas preventivas da doença em todo o município.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, as equipes de saúde em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), realizam a solicitação das cadernetas de vacinação dos estudantes da rede pública de ensino para avaliação. Caso a caderneta esteja com a vacina de sarampo, ou outra pendente, as doses necessárias serão administradas.

Segundo a Sesau, em São Sebastião a cobertura vacinal do sarampo no ano de 2018 foi de 98%. Portanto é necessário manter os altos índices de cobertura com objetivo de conter o avanço da epidemia. Porém, a vacina contra o sarampo atualmente é seletiva, ou seja, a pessoa que está com o esquema vacinal completo, já está imune da doença.

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (08) que não existe, até o momento, uma campanha nacional de reforço da vacinação contra o sarampo no país. A imagem que circula nas redes sociais diz respeito a uma campanha realizada ano passado.