Os patrulheiros da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião participaram da quinta Operação Integrada da Polícia Militar (PM) no combate à violência realizada na região central da cidade, na Costa Norte e na Costa Sul do município.

Trata-se de uma operação mensal encabeçada pela Polícia Militar que acontece simultaneamente nas quatro cidades do Litoral Norte, São Sebastião e as vizinhas Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba.

De acordo o comandante da 1ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar (BPM-I), Capitão Eduardo Gonsales, em todo o Litoral Norte foram realizadas ações visando à apreensão de armas e drogas, vistorias em veículos e em documentação, ações objetivando combater os ilícitos ambientais, ações direcionadas ao comércio ambulante irregular ou ilegal e ao funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais, além do cumprimento de mandados judiciais.

Ao todo, nas 12 horas de operação realizada em São Sebastião, foram feitas 69 abordagens, sendo 31 em Cambury – onde cinco bares foram fiscalizados –, com quatro autuações por falta de alvará. Na Topolândia, uma pessoa, suspeita por roubo a uma adega no bairro, foi presa pela Força Tática da PM por tráfico de entorpecentes. Ao todo, a PM vistoriou 40 carros e 26 motocicletas.

A GCM realizou apoio à ação de fiscalização de bares, na abordagem de seis pessoas, na realização de 12 autos de infrações de trânsito, na ronda de 11 escolas e na fiscalização de seis medidas protetivas Maria da Penha.

Segundo o Comandante da Guarda Civil Municipal, Mauro Morando, por ordem do prefeito Felipe Augusto, desde 2017 a GCM e todos os setores de fiscalização da prefeitura têm integração total com as policias do Estado de São Paulo.

“De cerca de seis meses para cá realizamos em São Sebastião uma operação a cada mês em uma data determinada, e isso vem ao encontro do que o prefeito Felipe Augusto sempre nos falou desde o início de sua gestão, do objetivo de promover a integração total da GCM com a polícia. Estamos desenvolvendo muitos outros programas que não existiam no passado, como a rede de proteção à mulher vitima de agressão doméstica, com a Patrulha Maria da Penha, a Ronda Escolar, que garante a segurança do entorno de escolas municipais, entre outros”, destacou.

“A Polícia Militar reforça a importância da comunidade em realizar denúncias através dos números 190 e 181 do Disque Denúncia, informando locais e pessoas que possam estar cometendo crimes”, avisou Gonsales.