O prefeito de São Sebastião Felipe Augusto apresentou ao Ministério Público (MP/SP), o pedido para fechamento das entradas do município durante o megaferiado proposto pelo Governo do Estado.

O pedido vem após a proposta do Governo do Estado de promover um feriado de seis dias, e que pode ameaçar o isolamento social no município e prejudicar as ações de enfrentamento ao Novo Coronavírus em São Sebastião.

A reunião contou com a presença da promotora do Ministério Público de São Sebastião, Dra. Janine Rodrigues de Sousa Baldomero, e, na oportunidade, foram  apresentadas todas as ações, protocolos e Plano de Contingência de enfrentamento ao Novo Coronavírus, pelo Governo Municipal.

Referência em todos os protocolos adotados nacionalmente, São Sebastião manteve o melhor índice de isolamento social do Estado e desenvolveu ao longo dos mais de 60 dias de pandemia, ações que permitem a retomada e abertura da economia da cidade.

Na reunião, realizada no Teatro Municipal, também foi apresentado ao MP o Plano para Retomada das Atividades Econômicas do município, elaborado pelo Comitê de Gestão e Estudo para abertura gradual da economia em São Sebastião.

Elaborado pelo Comitê de Gestão e Estudo para abertura gradual da economia, composto por representantes da Sociedade Civil (Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, (ACESS), Associação de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias (APHM), Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Associação Náutica do Litoral Norte de São Paulo (ASSONA), Ordem do Advogados do Brasil, subseção de São Sebastião (OAB), Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), além das Secretarias Municipais de Saúde, Fazenda, Turismo e Assuntos Jurídicos,o plano e suas ações tratam do distanciamento social, higiene pessoal, sanitização dos ambientes, comunicação e monitoramento, além da capacidade de atendimento médico e hospitalar.

“Estamos trabalhando há 60 dias, conscientizando a população, comerciantes, ambulantes, todos os segmentos da sociedade sobre a importância do isolamento social. Mas agora, com um feriado prolongado de uma semana na capital, todo esse trabalho pode estar ameaçado e refletir em aglomeração no litoral”, acredita o prefeito Felipe Augusto.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, o Governo de São Paulo vai apoiar prefeituras do litoral que solicitarem restrição de acesso no feriado prolongado na capital e cidades da Região Metropolitana. Vinholi esclareceu que a decisão foi tomada em acordo com os prefeitos da Baixada Santista, Litoral Sul, e Norte, além dos municípios turísticos do interior. ” O estado oferecerá o apoio que venha a ser solicitado pelos prefeitos para implantação das barreiras de acesso e conscientização dos turistas ” afirmou.

Na capital, a proposta é criar um megaferiado emendado, antecipando datas comemorativas, a partir desta quarta-feira (20) até a próxima segunda-feira (25). Com isso, serão antecipados os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro). Além de antecipar também o feriado estadual do dia 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda.