Já está em fase de testes o novo sistema de monitoramento em São Sebastião, que começa a operar em Julho. O prefeito Felipe Augusto se reuniu, nesta sexta-feira (29), com o novo comandante da primeira Companhia da Polícia Militar, o capitão Fabrício Paluri, para tratar sobre o novo cinturão eletrônico do município, ligado ao Detecta, que irá monitorar de maneira inteligente toda a cidade. Além de tratar sobre a atividade delegada e a junção das forças de segurança, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.

De acordo com o prefeito Felipe Augusto, o novo sistema conta com 52 câmeras, sendo 12 em modelo OCR (Optical Character Recognition), que permite um reconhecimento óptico de caracteres.

O novo sistema traz uma maior capacidade de zoom, leitura automática de placas e carácteres e pessoas em veículos. O sistema poderá comportar ainda identificação facial e aproximação.

“A nova tecnologia permite criar um sistema de inteligência. Teremos controle total de quem entra e quem sai do município”, explicou o prefeito Felipe Augusto.

As câmeras OCR estarão presentes em diversos bairros como Boracéia, Boiçucanga, Maresias, Cigarras, São Francisco, além dos três bairros da Costa Norte: Enseada, Jaraguá e Canto do Mar.

Integração – Vale ressaltar que câmeras de condomínios também serão integradas ao sistema.  Assim como câmeras de lojas, das sociedades amigos de bairro, e outros sistemas de segurança coletivo.

“É preciso apenas ir até o Centro de Operações Integradas e preencher um termo de adesão, para inserir as câmeras ao sistema. Assim, mais de mil outras câmeras também estão sendo integradas ao sistema”, explicou o secretário municipal de Segurança, Emerson Elias.

Polícia Militar – O novo sistema de monitoramento de São Sebastião também é integrado a Polícia Militar (PM). Uma central de rádio do Centro de Operações Integradas (COI) foi disponibilizado à PM para otimizar a comunicação. Com a nova tecnologia, não haverá mais pontos cegos na cobertura do sistema de rádios.

Além de quatro estações de Rádio Base, com a entrega de 70 rádios portáteis para os agentes da GCM e de Trânsito, além de serem instalados 28 rádios móveis em viaturas e rádios em bases fixas.

“Esse novo cinturão eletrônico é de fundamental importância pra redução de índices criminais. A parceria com a Polícia Militar é sempre bem vinda para gerar segurança”, considerou o prefeito Felipe Augusto ao ressaltar que o cinturão eletrônico da cidade é ligado ao Sistema Detecta da Polícia Militar.

Os dados reúnem informações e fotos de criminosos procurados, cadastro de pessoas desaparecidas, dados sobre a situação de veículos, se está com os documentos em ordem, se foram furtados, roubados ou clonados.

Estão integrados ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.