A Prefeitura de São Sebastião realizou reunião, na última quinta-feira, com a empresa Proporto, operadora portuária instalada no município, sobre parceria para a contratação de mão de obra especializada através do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), visando a retomada das exportações de açúcar pelo Porto de São Sebastião.

No encontro, promovido pela Diretoria de Assuntos Portuários, da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), representantes discutiram os serviços oferecidos pelo PAT como importantes instrumentos de controle para intermediar as contratações da empresa, a qual detém contratos para o envio de 75 toneladas do produto para outros países ainda neste ano.

O Porto de São Sebastião voltou a embarcar açúcar depois de 15 anos sem operar com esse tipo de carga. No último dia 10 de junho, o navio Equator recebeu 15 mil toneladas de açúcar com destino a África. A Proporto também está em fase adiantada de negociações para embarque de outras 150 mil toneladas da commodity ainda em 2020.

O governo municipal, visando estreitar o relacionamento com as demais operadoras locais, responsáveis pela movimentação de cargas em portos, realizará nos próximos dias, reuniões com as empresas Pronave e Transcopa, para tratar de cadastramento no PAT, com o objetivo de alavancar o crescimento econômico do setor.