O alistamento militar, desde 1906, é um ato obrigatório a todo brasileiro nato, do sexo masculino, que completa 18 anos. O período de alistamento é de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho e para fazê-lo, é preciso comparecer à Junta de Serviço Militar da sua cidade. Quem mora fora do País deve dirigir-se à Embaixada ou Consulado mais próximo.

Ao término da seleção realizada pela Comissão de Seleção (CS), o cidadão poderá ser designado para a prestação do Serviço Militar Obrigatório em uma Organização Militar da Ativa, ser matriculado em Órgão de Formação de Oficiais da Reserva (CPOR/NPOR), caso possua o grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio ou em um Tiro de Guerra. Mulheres em tempo de paz são isentas do serviço militar.

A Diretoria de Serviço Militar (DSM) é o órgão de apoio técnico-normativo encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional.

O atendimento ao público alvo é feito de segunda a quinta-feira das 8h às 12h. O horário das 13h às 16h, funciona apenas para prestar informações, receber os documentos já solicitados, pedir requerimentos de 1ª e 2ª via de reservistas e certificados de dispensa ou transferência de residência, entre outras ações.

Quem nasceu antes de 1998 e ainda não fez o alistamento militar, deve se apresentar no prazo estipulado para  não passar pela impossibilidade de tirar passaporte, título de eleitor ou conseguir emprego. Para servir em uma das três Armas, Exército, Marinha ou Aeronáutica, o jovem deve apresentar-se ao órgão responsável munido da certidão de nascimento, original e cópia, RG, original/com foto,  comprovante de residência, original de contas de água, luz  ou telefone no próprio nome ou no nome dos responsáveis, duas fotos recentes (3×4) e CPF original se tiver.

A Junta Militar em São Sebastião atende na praça Vereador Venino Fernandes Moreira, no Terminal Rodoviário, piso superior, na região central da cidade. Texto Luzia Prado foto EB