Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /var/www/clients/client1/web51/web/wp-content/plugins/previsao-do-tempo/class/WidgetSeloClimatempo.class.php:1) in /var/www/clients/client1/web51/web/wp-includes/rest-api/class-wp-rest-server.php on line 1372
{"id":4363,"date":"2020-06-29T20:59:47","date_gmt":"2020-06-29T23:59:47","guid":{"rendered":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=4363"},"modified":"2020-06-29T22:26:22","modified_gmt":"2020-06-30T01:26:22","slug":"transpetro-abre-consulta-publica-sobre-operacao-entre-navios-no-terminal-de-sao-sebastiao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=4363","title":{"rendered":"Transpetro abre consulta p\u00fablica sobre opera\u00e7\u00e3o entre navios no terminal de S\u00e3o Sebasti\u00e3o"},"content":{"rendered":"

 <\/p>\n

Entre os\u00a0 dias 26 de junho e 25 de julho, a Transpetro abrir\u00e1, para consulta p\u00fablica, o processo de opera\u00e7\u00e3o transbordo atracado a contrabordo, realizado no Terminal Aquavi\u00e1rio de S\u00e3o Sebasti\u00e3o (Tebar), em S\u00e3o Paulo. A ideia \u00e9 divulgar para a popula\u00e7\u00e3o o trabalho de transfer\u00eancia de produtos diretamente de um navio supridor para outro navio aliviador, realizado de acordo com regulamentos e conven\u00e7\u00f5es internacionais. As informa\u00e7\u00f5es estar\u00e3o dispon\u00edveis no site da empresa, http:\/\/transpetro.com.br\/transpetro-institucional\/sociedade-e-meio-ambiente\/licenciamentos.htm, onde a popula\u00e7\u00e3o poder\u00e1 conhecer melhor os procedimentos, participar,\u00a0 dar sugest\u00f5es e fazer questionamentos ou coment\u00e1rios. em atendimento ao Minist\u00e9rio P\u00fablico Federal e do Estado de S\u00e3o Paulo\u00a0 que exigiram da empresa a participa\u00e7\u00e3o social.<\/p>\n

Operado pela Transpetro, o Tebar \u00e9 o maior terminal aquavi\u00e1rio da Am\u00e9rica Latina, e abastece cerca de 60 milh\u00f5es de brasileiros por meio de quatro refinarias do estado de S\u00e3o Paulo: Paul\u00ednia (Replan), Vale do Para\u00edba (Revap), Capuava (Recap) e Presidente Bernardes (RPBC). O petr\u00f3leo \u00e9 transferido \u00e0s refinarias pelos oleodutos S\u00e3o Sebasti\u00e3o – Guararema (Osvat) e Santos – S\u00e3o Sebasti\u00e3o (Osbat). Os derivados entram e saem do terminal pelo oleoduto Guararema-Paul\u00ednia (Osplan). Outra forma de movimenta\u00e7\u00e3o \u00e9 o envio dos derivados por navios para outros portos nacionais ou para exporta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

As opera\u00e7\u00f5es de transbordo atracado a contrabordo otimizam o tempo de perman\u00eancia de navios para exporta\u00e7\u00e3o nos ber\u00e7os do Tebar. Todos os procedimentos operacionais e de seguran\u00e7a s\u00e3o baseados no “Ship to Ship Transfer Guide” e “International Safety Guide for Oil Tankers and Terminals” da Oil Companies International Marine F\u00f3rum (OCIMF), entidade amplamente reconhecida pela IMO (Organiza\u00e7\u00e3o Mar\u00edtima Internacional das Na\u00e7\u00f5es Unidas – ONU) no estabelecimento de padr\u00f5es de seguran\u00e7a e meio ambiente no transporte e movimenta\u00e7\u00e3o de hidrocarbonetos por navios e terminais. A Transpetro tem como prioridade a preserva\u00e7\u00e3o da vida e preza pela seguran\u00e7a das pessoas e do meio ambiente.<\/p>\n

Segundo o Parecer T\u00e9cnico 68100137 de 10\/10\/ 2017, da Secretaria do Meio Ambiente, CETESB – Companhia Ambiental do Estado de S\u00e3o Paulo,, em 2014 a TRANSPETRO, por meio do Terminal Aquavi\u00e1rio de S\u00e3o Sebasti\u00e3o – TA SSE e a PETROBRAS, junto \u00e0\u00a0Ger\u00eancia de Efici\u00eancia Operacional e Novas Opera\u00e7\u00f5es, iniciaram o processo de consulta\u00a0sobre a opera\u00e7\u00e3o de transfer\u00eancia de petr\u00f3leo entre navios (ship-to-ship ou STS) atracados a contra-bordo no P\u00eder do TA SSE, conforme Carta TRANSPETRO\/PRES\/SMS\/SMA\/MA\/SPL 0058\/2014 .<\/p>\n

A justificativa apresentada foi a necessidade de diminui\u00e7\u00e3o do tempo de fundeio dos navios\u00a0tanques, manter elevado o volume de produtos armazenados e garantir o abastecimento das refinarias, mesmo
\nquando as condi\u00e7\u00f5es mar\u00edtimas impedirem a atraca\u00e7\u00e3o de navios e sem amplia\u00e7\u00e3o do Pier (cujo licenciamento
\nfoi descontinuado).<\/p>\n

Ainda, segundo o parecer t\u00e9cnico, atualmente, sabe-se que o objetivo da opera\u00e7\u00e3o inclui a exporta\u00e7\u00e3o de petr\u00f3leo por meio de Navios Tanques\u00a0do tipo VLCC (Very Large Crude Carrier) que possuem capacidade volum\u00e9trica acima de 2.000.000 barris,carregados a partir da transfer\u00eancia de carga de navios menores, tipo Suezmax, que possuem capacidade volum\u00e9trica entre 800.000 e 1.200.000 barris, navios tipo Aframax com capacidade 800.000 barris e o
\nPanamax, que operam com capacidade de 650.000 barris.<\/p>\n

De acordo com o Oficio 254\/DelSSebasti\u00e3o-MB da Delegacia da Capitania dos Portos\u00a0em S\u00e3o Sebasti\u00e3o , a Marinha do Brasil autorizou a realiza\u00e7\u00e3o de opera\u00e7\u00f5es STS, estabelecendo crit\u00e9rios e\u00a0restri\u00e7\u00f5es para ventos, correntes, manobras, amarra\u00e7\u00e3o e transito de navios em passagem pelo Canal durante\u00a0as opera\u00e7\u00f5es STS.<\/p>\n

O licenciamento ambiental da atividade de Transbordo entre Navios a Contra-Bordo atracado, denominado
\nsimplesmente Ship-to-Ship ou STS atracado se dar\u00e1 no \u00e2mbito de compet\u00eancia da Ag\u00eancia Ambiental da
\nCETESB, ou seja, sem avalia\u00e7\u00e3o de impacto ambiental.<\/p>\n

A atividade de STS atracado, tem condi\u00e7\u00f5es de ser realizada no Pier 1 do Terminal Aquavi\u00e1rio de S\u00e3o
\nSebasti\u00e3o – TASSE, exclu\u00eddo, neste momento, opera\u00e7\u00f5es com navios do tipo ULCC (Ultra Large Crude
\nCarrier).<\/p>\n

Assim, fica Autorizada, inicialmente em carater experimental, at\u00e9 a retifica\u00e7\u00e3o da Licen\u00e7a de Opera\u00e7\u00e3o do
\nTerminal, a realiza\u00e7\u00e3o de opera\u00e7\u00e3o de Transbordo entre Navios a contra-bordo atracados ao Pier 1 do
\nTerminal Aquavi\u00e1rio de S\u00e3o Sebasti\u00e3o, para navios at\u00e9 VLCC , com as seguintes condicionantes. 1<\/strong>-Devem ser atendidas as restri\u00e7\u00f5es estabelecidas pela Marinha do Brasil no o Oficio 254\/DelSSebasti\u00e3o-MB; 2<\/strong>– Devem ser respeitadas as limita\u00e7\u00f5es de opera\u00e7\u00e3o estabelecidas nos estudos realizados; 3<\/strong>-Atraca\u00e7\u00e3o\/desatraca\u00e7\u00e3o e conex\u00f5es\/desconex\u00f5es devem ocorrer apenas no per\u00edodo diurno, exceto por motivos
\nde for\u00e7a maior, como altera\u00e7\u00e3o inesperada das condi\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas, por exemplo; 4<\/strong>-At\u00e9 a realiza\u00e7\u00e3o da primeira opera\u00e7\u00e3o, a TRANSPETRO dever\u00e1 evidenciar a internaliza\u00e7\u00e3o das medidas indicadas do Plano de A\u00e7\u00e3o apresentadas na an\u00e1lise de risco realizada (metodologia HAZID); 5<\/strong>– Devem ser observados os procedimentos e recomenda\u00e7\u00f5es contidos em documentos e normas referenciais,como as Regras do Capitulo 8 (Preven\u00e7\u00e3o da Polui\u00e7\u00e3o durante transfer\u00eancia de Carga de \u00f3leo entre petroleiros no mar), do Anexo 1 da Conven\u00e7\u00e3o Internacional para a Preven\u00e7\u00e3o da Polui\u00e7\u00e3o por Navios -MARPOL 73\/78, as orienta\u00e7\u00f5es do Manual “Ship to Ship Transfer Guide for Petroleum”, entre outras; 6<\/strong>– Durante a primeira opera\u00e7\u00e3o STS\u00a0 entre navios atracados no TASSE, dever\u00e1 ser realizado um simulado de atendimento a derrame de \u00f3leo ao mar, tendo como base um cen\u00e1rio envolvendo a opera\u00e7\u00e3o STS. Nesta ocasi\u00e3o, ser\u00e3o avaliados os tempos das a\u00e7\u00f5es de resposta, considerando entre outras, a forma\u00e7\u00e3o do cerco de barreiras na
\nfonte, de acordo com as condi\u00e7\u00f5es meteorol\u00f3gicas reinantes no momento do exerc\u00edcio. A data desta opera\u00e7\u00e3o
\ndever\u00e1 ser comunicada previamente \u00e0 CETESB, visando possibilitar o acompanhamento pelo \u00d3rg\u00e3o Ambiental.<\/p>\n

Ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o da primeira opera\u00e7\u00e3o real, concomitantemente a simulado, a atividade poder\u00e1 ser inclu\u00edda
\nem nova vers\u00e3o da Licen\u00e7a de Opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

 <\/p>\n

—<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

  Entre os\u00a0 dias 26 de junho e 25 de julho, a Transpetro abrir\u00e1, para consulta p\u00fablica, o processo de opera\u00e7\u00e3o transbordo atracado a contrabordo, realizado no Terminal Aquavi\u00e1rio de S\u00e3o Sebasti\u00e3o (Tebar), em S\u00e3o Paulo. A ideia \u00e9 divulgar para a popula\u00e7\u00e3o o trabalho de transfer\u00eancia de produtos diretamente de um navio supridor para […]<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":4364,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"spay_email":"","jetpack_publicize_message":"","jetpack_is_tweetstorm":false},"categories":[1],"tags":[],"jetpack_featured_media_url":"https:\/\/i0.wp.com\/obandeirante.com.br\/wp-content\/uploads\/2020\/06\/SSTransferenciaPetro2.jpg?fit=921%2C499&ssl=1","jetpack_publicize_connections":[],"jetpack_sharing_enabled":true,"jetpack_shortlink":"https:\/\/wp.me\/p8C55D-18n","jetpack-related-posts":[{"id":4475,"url":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=4475","url_meta":{"origin":4363,"position":0},"title":"Tripula\u00e7\u00e3o que segue em quarentena no navio fundeado no Canal de S\u00e3o Sebasti\u00e3o, tem acompanhamento da Prefeitura.","date":"12 de dezembro de 2020","format":false,"excerpt":"A Prefeitura de S\u00e3o Sebasti\u00e3o informa que o navio da Transpetro com 12 dos 24 tripulantes positivados com a COVID-19 continua fundeado no canal de S\u00e3o Sebasti\u00e3o. A vigil\u00e2ncia sanit\u00e1ria municipal mant\u00e9m o acompanhamento do caso e 10 funcion\u00e1rios da empresa seguem cumprindo quarentena dentro do navio. Segundo informa\u00e7\u00f5es da\u2026","rel":"","context":"Em "Not\u00edcias"","img":{"alt_text":"","src":"","width":0,"height":0},"classes":[]},{"id":1892,"url":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=1892","url_meta":{"origin":4363,"position":1},"title":"S\u00e3o Sebasti\u00e3o pode ter eleva\u00e7\u00e3o de 50% na arrecada\u00e7\u00e3o de dividendos da ind\u00fastria do petr\u00f3leo","date":"15 de julho de 2017","format":false,"excerpt":"O munic\u00edpio de S\u00e3o Sebasti\u00e3o poder\u00e1 ter um acr\u00e9scimo de at\u00e9 50% nos \u00edndices de arrecada\u00e7\u00e3o de royalties e outros tributos do petr\u00f3leo, a partir do ano que vem. Essa eleva\u00e7\u00e3o se deve \u00e0 postura do prefeito Felipe Augusto que privilegia o di\u00e1logo, e n\u00e3o o confronto com a Petrobras\/Transpetro\u2026","rel":"","context":"Em "Not\u00edcias"","img":{"alt_text":"","src":"https:\/\/i2.wp.com\/obandeirante.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/07\/SSterminal.jpg?fit=675%2C435&ssl=1&resize=350%2C200","width":350,"height":200},"classes":[]},{"id":2858,"url":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=2858","url_meta":{"origin":4363,"position":2},"title":"S\u00e3o Sebasti\u00e3o participa de Projeto de Riscos Tecnol\u00f3gicos","date":"14 de setembro de 2018","format":false,"excerpt":"Prefeitura de S\u00e3o Sebasti\u00e3o est\u00e1 participando do projeto piloto Implementa\u00e7\u00e3o do Protocolo de Comunica\u00e7\u00e3o Participativa de Riscos Tecnol\u00f3gicos, coordenado pela Companhia Ambiental do Estado de S\u00e3o Paulo (CETESB) em parceria com a Defesa Civil de S\u00e3o Sebasti\u00e3o, do Hospital Municipal de S\u00e3o Sebasti\u00e3o, do Servi\u00e7o de Atendimento M\u00f3vel de Urg\u00eancia,\u2026","rel":"","context":"Em "Not\u00edcias"","img":{"alt_text":"","src":"","width":0,"height":0},"classes":[]},{"id":4038,"url":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=4038","url_meta":{"origin":4363,"position":3},"title":"Porto e Prefeitura de S\u00e3o Sebasti\u00e3o acompanham resgate de navio no canal","date":"19 de novembro de 2019","format":false,"excerpt":"Pela primeira vez, no Porto de S\u00e3o Sebasti\u00e3o, ser\u00e1 realizada opera\u00e7\u00e3o de resgate,\u00a0 realizada pelo navio\u00a0Xin Guang Hua tipo Heavy Load Carrier,\u00a0de bandeira chinesa, por escolha estrat\u00e9gica da empresa que enviou o submers\u00edvel para resgatar outra embarca\u00e7\u00e3o de grande porte, o Chppol Taihu, tamb\u00e9m de bandeira chinesa. O Chppol, de\u2026","rel":"","context":"Em "Not\u00edcias"","img":{"alt_text":"","src":"","width":0,"height":0},"classes":[]},{"id":1655,"url":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=1655","url_meta":{"origin":4363,"position":4},"title":"Treinamento re\u00fane autoridades, ambientalistas e pescadores de S\u00e3o Sebasti\u00e3o e Ilhabela","date":"11 de abril de 2017","format":false,"excerpt":"O Comit\u00ea do Plano de \u00c1rea do Porto Organizado de S\u00e3o Sebasti\u00e3o - PAPOSS - , reuniu hoje no seu primeiro treinamento, \u00a0pescadores da Z14 de S\u00e3o Sebasti\u00e3o, \u00a0Z16 de Ilhabela, respons\u00e1veis pelas marinas das cidades e agentes governamentais, numa tentativa de conscientizar e aproximar a todos para a seguran\u00e7a\u2026","rel":"","context":"Em "Not\u00edcias"","img":{"alt_text":"","src":"https:\/\/i2.wp.com\/obandeirante.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/04\/SSPorto.jpg?fit=960%2C720&ssl=1&resize=350%2C200","width":350,"height":200},"classes":[]},{"id":1650,"url":"https:\/\/obandeirante.com.br\/?p=1650","url_meta":{"origin":4363,"position":5},"title":"Porto promove treinamento para pescadores e interessados.","date":"10 de abril de 2017","format":false,"excerpt":"O Comit\u00ea do Plano \u00a0de \u00c1rea do Porto Organizado de S\u00e3o Sebasti\u00e3o - PAPOSS - \u00a0convida para o primeiro treinamento envolvendo pescadores de Ilhabela e S\u00e3o Sebasti\u00e3o. O evento vai acontecer amanh\u00e3, dia 11 a partir das 8hs na sala de treinamento da Companhia Docas de S\u00e3o Sebasti\u00e3o, situada \u00e0\u2026","rel":"","context":"Em "Not\u00edcias"","img":{"alt_text":"","src":"","width":0,"height":0},"classes":[]}],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/4363"}],"collection":[{"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcomments&post=4363"}],"version-history":[{"count":7,"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/4363\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":4371,"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/posts\/4363\/revisions\/4371"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=\/wp\/v2\/media\/4364"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fmedia&parent=4363"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Fcategories&post=4363"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/obandeirante.com.br\/index.php?rest_route=%2Fwp%2Fv2%2Ftags&post=4363"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}