A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), tem procurado alertar a população sobre os meios de prevenção contra o coronavírus.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de São Sebastião, vinculada à SESAU, é muito importante que as pessoas saibam utilizar corretamente os seus equipamentos de proteção individual, para não acabar se contaminando ao invés de se proteger da doença.

As máscaras comuns não podem ser compartilhadas e devem ser utilizadas de duas a quatro horas, desde que não estejam sujas ou umedecidas pela respiração. Já as luvas, uma vez usadas, não podem ser reaproveitadas.

Outro alerta é quanto ao manuseio: antes de colocar ou retirar a máscara, deve-se lavar as mãos com água e sabão e manuseá-la pelas alças, pois a parte da frente não deve ser tocada.

Quanto ao descarte, os especialistas indicam jogar esses itens no lixo comum, o mesmo em que se dispensa o papel higiênico, por exemplo.

Vale lembrar que esses equipamentos devem ser usados pelas pessoas que apresentam sintomas de gripe.

A Vigilância Epidemiológica adverte que, se utilizados indevidamente, causam uma falsa sensação de segurança e não protegem do risco de contágio da COVID-19.