Estudantes da rede municipal e estadual foram premiados esta semana pela Secretaria de Educação (Seduc),  na quinta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Os alunos que representaram o município na fase estadual foram Pietra Gouveia da Cruz, da EM Maria Alice Rangel, na categoria Poema; Maria Clara dos Santos Vale, da EM Maria Francisca de Moura Tavolaro, na categoria Memórias Literárias; e João Antonio do Nascimento Xavier, da escola estadual Dulce César Tavares, na categoria Artigo de Opinião.

O tema trabalhado este ano foi “O lugar onde vivo”, que propiciou aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania.

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A experiência de produção de textos possibilita aos alunos a ampliação de suas competências na linguagem oral, na leitura e na escrita, além de aprofundar o olhar sobre o lugar em que vivem, aproximando a comunidade da escola. Fonte e fotos PMSS