A Prefeitura de São Sebastião recebeu, nesta semana, a doação de cerca de 50 mil protetores descartáveis para estetoscópio, que serão repassados para utilização na rede municipal de saúde. A doação foi feita pelo dentista Dr. Nilton Jorge Del Zotto, que tem patenteada a invenção do protetor “Stetho Blister”. Ele foi recebido na administração pelo prefeito Felipe Augusto e pelo vice, Amilton Pacheco.

Del Zotto informou que o protetor foi inventado em São Sebastião, no ano de 2012, após ele tomar conhecimento que o diafragma do estetoscópio é o terceiro maior veículo de infecção hospitalar. O dentista afirmou que seu invento já é reconhecido internacionalmente, tendo sido, inclusive, “capa do renomado jornal norte- americano New York Times”.

O uso do protetor, segundo garantiu Del Zotto, “já virou lei em estados como Paraná e Santa Catarina, e ainda no estado americano do Hawaii”. Além da proteção, o Stheto Blister, de acordo com o inventor também “aumenta por reverberação o som na asculta dos pacientes, possibilitando diagnósticos mais precisos” no trabalho médico. Fonte e foto PMSS