A Secretaria de Saúde (SESAU) de São Sebastião em parceria o Conselho Municipal de Saúde, Fundação de Saúde Pública e com o apoio da Faculdades de Tecnologia de São Paulo (FATEC), irão realizar uma Plenária Municipal de Saúde da Mulher, que terá uma etapa da 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher e uma da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher. O encontro acontece na próxima terça-feira (21/03), na FATEC, a partir das 13h.

De acordo com a SESAU, o tema central da plenária será “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, e terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.

O eixo principal da plenária será a formação de proposta para  a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da população em situação de rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Segundo o Secretário de Saúde Adjunto, Henrique Simões, a plenária é aberta ao público em geral, e lá serão eleitos quatro delegados, que representarão o município na Plenária Regional que será realizada no próximo mês, podendo chegar a representar o Litoral Norte na Etapa Estadual ou na Nacional no mês de agosto em Brasília.

“Os participantes serão divididos em quatro grupos sob quatro eixos: Eixo 1 – O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; Eixo 2 – O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Eixo 3 – Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na Política Nacional de Atenção Integral a Saúde das Mulheres e Eixo 4 – Políticas Públicas para Mulheres e Participação Social”, explicou Simões.

A SESAU informa ainda que a sistematização do relatório final da plenária e a consolidação das propostas utilizará tecnologia de plataforma gratuita e será realizada por colaboradores e alunos dos cursos da FATEC. Já o diretor da faculdade, Daniel Jung, informou que a instituição sempre estará de portas abertas para incentivar a participação social na construção e efetivação de políticas públicas.FONTE PMSS