Prefeitura realiza atividades durante Mês de Prevenção ao Suicídio
O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e, especialmente neste mês, a Prefeitura de São Sebastião, por intermédio da Secretaria de Saúde (SESAU), realiza ações voltadas à prevenção, que são também desenvolvidas ao longo do ano, através de palestras e rodas de conversa em Estratégias de Saúde da Família (ESF`s) e escolas municipais.
Este ano, de fevereiro a agosto, foram sete óbitos por suicídio no município, sendo que no período de um ano foram 33 tentativas de acordo com dados do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A proposta da Administração Municipal é implantar ações mais efetivas para que estes dados diminuam.
Amanhã (12/09) a psicóloga Carla Brasil fará uma palestra na UBS Enseada a partir das 18h30.
Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), as primeiras atividades ocorreram em 2014 sendo a partir daí um crescimento em sua divulgação principalmente na mídia como, por exemplo, monumentos com a cor amarela (Cristo Redentor no Rio de Janeiro) – cor escolhida por simbolizar a luz, vida e alegria, contraponto simbólico do problema.
Existe também a Portaria n 1876/2006 do Ministério da Saúde que institui diretrizes nacionais para prevenção ao suicídio.
Assim como as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids que foram por décadas consideradas tabus em nossa sociedade, o suicídio atualmente tem se tornado questão de saúde pública e precisa ser esclarecido e conscientizado pela população que por medo ou desconhecimento muitas vezes não buscam ajuda necessária.
Precisa de ajuda?
Para quem deseja procurar ajuda, o município oferece os seguintes serviços:
– Estratégia de Saúde da Família do seu território: as equipes de saúde da família realizam atendimentos e encaminhamentos necessários;
– CAPS – Centro de Atenção Psicossocial: atua com equipe multiprofissional composta por psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional entre outros; localizado no bairro do Pontal da Cruz com atendimento de 2⁰ a 6⁰ feira das 8h às 17h. Telefone – 12 3892- 3470;
– Serviço de urgência e emergência do Pronto Socorro.
Agenda:
12/09: Palestra na UBS Enseada a partir das 18h30 com a psicóloga Carla Brasil de Oliveira;
15/09 – ESF Pontal da Cruz;
8h – Caminhada pela Saúde Mental – com o professor Alex Damasceno (saída do postinho);
9h – Lanche comunitário;
9h30 – Roda de Conversa “A saúde que temos e a que queremos” – com a psicóloga Yara Nascimento;
10h – Palestra “SOS Samaritanos – apoio anônimo ao sofrimento mental” – com Geraldo Donizete do Nascimento;
11h – Encerramento das atividades do período matutino;
13h – Roda de Conversa “A saúde que temos e a que queremos” – com a psicóloga Yara Nascimento;
14h – Sextarte – “Cuidando da Saúde Mental e fazendo Arte” – com a equipe do ESF;
15h30 – Lanche comunitário;
16h – Encerramento das atividades do período vespertino.
Deixe uma resposta