Quem precisar de atendimento médico de urgência e emergência já pode contar com a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que passa a funcionar 24 horas no prédio localizado ao lado do Hospital de Clínicas de São Sebastião.
A UPA foi reformada e readaptada para atender aos requisitos preconizados pelo Ministério da Saúde, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros que, inclusive, já emitiu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) para a área total de 1.655,15 metros quadrados da unidade com validade até 2020.
De acordo com o secretário de Saúde, Carlos Roberto Pinto, com a readequação, novas salas foram criadas e outros espaços de atendimento foram desenvolvidos para aperfeiçoar o fluxo interno das áreas até então inadequadas. “Para ser possível o pleno funcionamento da unidade, foi realizado um estudo planejado que resultou na implantação de um completo sistema informatizado de atendimento além de alterações na área física que apresentava falhas estruturais e impedia de ofertar mais um serviço de saúde aos munícipes”, explicou.
O secretário disse ainda que novos equipamentos foram adquiridos para atender aos novos modelos de pronto atendimento. “Temos muito que agradecer ao prefeito Felipe Augusto que não mediu esforços para dispender de todos os recursos necessários a essa realização. Sem dúvida nenhuma mais uma grande conquista para a nossa cidade”, reforçou.
O médico e coordenador da UPA, Juan Lambert, fez questão de destacar os investimentos na capacitação do corpo clínico da unidade. “Todos os profissionais envolvidos neste atendimento receberam capacitação para atender a toda população com respeito e seriedade que lhes é devido. Lembro, por exemplo, que recentemente a nossa equipe participou do curso internacional ATLS em um final de semana e no seguinte uma criança de dois anos se afogou e graças ao curso conseguimos evitar uma parada respiratória”, relembrou.
Para o prefeito Felipe Augusto a cidade ganha e avança nas políticas públicas de saúde e de um atendimento de qualidade para toda a população. “Entregamos hoje uma UPA pronta, moderna, organizada e com sistema de atendimento eletrônico que entra agora em fase de testes já possibilitando velocidade e agilidade no atendimento e o mais importante criando-se uma base de dados do paciente na cidade. Esta foi uma obra iniciada no governo passado e como a responsabilidade do governante é garantir o respeito ao dinheiro público nós demos continuidade a um prédio que foi construído com o dinheiro do cidadão sebastianense e que não deve ficar parado”, finalizou.
Também participaram da entrega o vice-prefeito Amilton Pacheco, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Michelli Venezianni Augusto, os vereadores Edvaldo Pereira, o Teimoso, Pedro Renato da Silva, Paulinho do Cartório, Elias Rodrigues, Ernaninho Primazzi e Maurício Bardusco, além de secretários e diretores municipais.