A Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Santana passou a atender em um novo endereço. Isto porque, pela primeira vez, a fundação – responsável pela aplicação das políticas públicas culturais da cidade – conta com uma nova sede administrativa pensada e preparada para o atendimento ao cidadão.

Com o objetivo de fomentar grupos artísticos e culturais locais, fazer a formação descentralizada por meio das Oficinas Culturais nas mais variadas linguagens e implementar toda a política cultural na cidade a Fundass é mantenedora de seis polos culturais localizados nos bairros do Jaraguá, Enseada, São Francisco, Centro Histórico, Topolândia e Boiçucanga. Além de administrar entre outras questões  os Centros Culturais, o Teatro Municipal, Bibliotecas Municipais e o Sítio Arqueológico.

Segundo o presidente da Fundass, Cristiano Ribeiro, a reforma administrativa aprovada recentemente na Câmara Municipal fortaleceu ainda mais a Fundação de Cultura. “Até aqui estávamos bastante vinculados à Setur, com a nova estrutura e a separação de Cultura e Turismo a Fundação Deodato Santana se fortalece e, diante disso, foi necessário estarmos em uma nova sede, para oferecer o melhor atendimento ao nosso cidadão”, destacou Ribeiro.

Durante o seu discurso, o prefeito Felipe Augusto reforçou a recuperação de um dos prédios históricos da região central e, principalmente, da parceria com a Superintendência de Patrimônio da União (SPU) que cedeu o espaço para o Município. “Estamos em um momento importante para a Cultura de São Sebastião em que ela é edificada em uma unidade própria. Este prédio era um patrimônio da União e foi transferido para o Município. Aqui foi abrigado, durante muitos anos, uma unidade da Marinha Mercante e um entendimento com o serviço de Patrimônio da União este imóvel foi transferido para o patrimônio do Município. Portanto, o prédio se incorpora ao patrimônio municipal e não teremos custo de locação e, com isso, a Prefeitura vai ampliando o seu patrimônio público”, disse Felipe Augusto.

A nova sede administrativa conta com 552 metros quadrados de área onde foram distribuídas 10 salas computadorizadas, climatizadas e com espaço para um ateliê. Toda reforma e organização dos espaços foi feita pelos próprios funcionários da Fundação gerando economia para os cofres públicos da cidade.

Serviço: A nova sede da Fundação Cultural e Educacional Deodato Santana (Fundass) fica localizada na Rua Expedicionário Brasileiro, número 174, no centro histórico da cidade.