Um sentimento de renovação definiu o que a terceira edição da  Jornada Pedagógica despertou nos profissionais da rede municipal de educação de São Sebastião. Após três dias de formação, o evento foi encerrado com a palestra do historiador Leandro Karnal e a divertida apresentação do grupo Ciência em Show.

A professora de segundo e quinto ano da EM de Camburi, Costa Sul, Amanda Clemente de Assis Morais, elogia a jornada e conta como essa experiência irá auxiliar em sala de aula. “Foi incrível. Vai ajudar principalmente nessa parte que o Karnal falou do otimismo, da gente renovar a esperança, a vontade de querer ajudar, de transformar e de mudar, de saber que é capaz.”, ressaltou Amanda.

Geni Amaral, professora de educação infantil na EMEI Peixinho Dourado, Costa Sul, também se sentiu motivada. “Foi fantástico. É um momento que os palestrantes contribuíram muito para uma reflexão minha como educadora, como professora. Eu saio dessa jornada na certeza de que vou chegar na escola com uma energia nova.”, diz a professora.

Para o diretor da EM Prof.º Dr.º José Machado Rosa, da Vila Amélia, região central, Marcelo Rodrigues Silva, as formações agregaram ao modo de pensar. “Traz novos olhares e isso faz com que a gente repense nossa prática, e sempre quando a gente repensa a nossa prática a gente evolui. E a nossa evolução ajuda no desenvolvimento da escola, no desenvolvimento educacional como um todo, e a reforçar a nossa vontade de estar em sala de aula.”, diz Marcelo.

Ainda segundo ele, as palestras foram contagiantes. “Ao final da palestra da Luciana eu sai querendo dar aula, de tão motivado. Com o Karnal, por exemplo, ele faz com que a gente renove as energias de uma forma consciente e não somente entusiasmada, mas sim fundamentada, com o pé no chão e com consciência da nossa função dentro de sala de aula.”, conta o gestor.

José Antônio Carrera Pereira, coordenador pedagógico da UNIVESP, polo São Sebastião, fala sobre a palestra de Leandro Karnal. “Foi essencial pra que a gente acorde um pouquinho pra ver que a nova geração está aí, e a gente tem que tentar acompanhar esse processo dessa metodologia nova.” Carrera conta ainda o que achou de participar de uma das experiências do Ciência em Show. “Eu achei maravilhoso. Se é para brincar vamos brincar de corpo e alma.”, declarou o coordenador. Fonte PMSS Foto Larissa Soares