A Secretaria do Meio Ambiente de São Sebastião abre na próxima segunda-feira, dia 17, a semana comemorativa do Dia da Árvore, contando com ações de plantio nas escolas e palestras realizadas no Observatório Ambiental, voltadas para o tema da preservação do Meio Ambiente.

As atividades acontecem de 17 a 21 de setembro e tem como objetivo, sensibilizar a população para a importância da preservação ambiental e impulsionar a cultura da conservação da nossa floresta que é o maior corredor biológico da Mata Atlântica, inserido no Parque Estadual da Serra do Mar, desde 1998.

Serão plantadas em vários pontos da cidade, 850 mudas de árvores nativas, todas cultivadas e distribuídas pelo Viveiro Municipal, espaço onde milhares de espécies da Serra do Mar são preservadas.

Segundo o coordenador do Viveiro Municipal, Luiz Rodrigues dos Santos, um dos palestrantes do Observatório Ambiental, cultivar e preservar é necessário para favorecer e proteger as futuras gerações.

Para o biólogo e adjunto da Secretaria do Meio Ambiente, Alexandre Porfírio, a força das campanhas mobilizadores e as políticas públicas de preservação da Mata Atlântica estão surtindo seus efeitos benéficos na conservação da floresta porque  o desmatamento caiu 56.8% no período de 2016/2017. Ele afirma que o novo Código Ambiental de São Sebastião veio para ajudar na fiscalização e contribui muito para conter novos desmatamentos.

As palestras serão abertas ao público e delas vão participar técnicos e engenheiros do Instituto Conservação Costeira, Projeto Verdescola, Secretaria do Meio Ambiente, Parque Estadual da Serra do Mar núcleo de São Sebastião, Defesa Civil e Viveiro Municipal.

As ações de plantio acontecerão nos bairros do Pontal da Cruz, Topolândia, Enseada, Jaraguá, Morro do Abrigo, Paúba, Barequeçaba, Juquey, Barra do Sahy e Porto Grande.