Maresias Barcos Personalizados em apoio ao evento.

A comunidade de Sete Fontes, em Ubatuba, recebeu no último domingo, dia 25, muitos canoeiros, pescadores, caiçaras de todo o litoral norte e turistas, para acompanhar a Segunda Corrida de Canoas Praia de 7 Fontes, Resgate da Tradição, evento que contou com o apoio do Projeto Tamar, da Indústria  Maresias Barcos Personalizados e da AARCA, Associação de Amigos e Remadores da Canoa Caiçara.

Participaram 57 remadores entre jovens, idosos, mulheres e crianças que ofereceram um espetáculo de imagens, emoção, alegria e de união entre os profissionais da pesca.

A primeira corrida aconteceu no ano passado, dia 26 de novembro e foi realizada para homenagear os 80 anos do Sr. Domingos Bueno, pai no Mestre Canoeiro Renato Bueno, que, neste segundo circuito, além de participar das remadas, foi o anfitriâo da festa, recebendo com muita atenção e respeito, a todos aqueles que foram prestigiar o evento.

Para Hebert Ramon, presidente da AARCA, o evento tem como objetivo reunir a classe trabalhadora dos pescadores e canoeiros, resgatar as tradições culturais e gastronômicas dos caiçaras e atrair simpatizantes para esta competição esportiva que começou em 1957 na Praia do Itaguá.

Para Henrique Becker, biólogo e responsável técnico pelo Tamar, a participação do projeto no evento é mais uma forma de agradecer a parceria dos pescadores, sempre presentes na preservação das tartarugas marinhas e nos programas de pesquisa iniciados em 1980 com o patrocínio da Petrobras.

Durante a corrida os pescadores se revezaram em várias canoas e todos puderam mostrar força, resistência e persistência devido à instabilidade do mar e complexidade do percurso, que contava com três boias para os remadores ultrapassarem.

Foram servidos pratos típicos ao som e dança do fandango caiçara e em seguida um show com a banda da qual participam moradores e pescadores, encerrou o evento.