O maior cruzeiro a passar pela costa brasileira, o MSC Seaview, esteve em Ilhabela pela primeira vez, no último sábado (8). Sua chegada foi adiantada pelas condições climáticas.

A bordo do navio, autoridades do arquipélago foram recebidas pelo comandante Giuseppe Galano e pela diretora de Operações da MSC, Márcia Leite, e participaram da tradicional cerimônia de troca de placas, que acontece quando um porto recebe a primeira escala de um cruzeiro.

Previsto para chegar hoje, Ilhabela teve o desafio de antecipar a recepção do cruzeiro. O navio alterou sua rota devido a condições climáticas. O destino anterior seria Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, não fosse a previsão de ondas de mais de três metros, que impossibilitaram a operação no município. Pela situação de clima, o roteiro foi invertido, chegando primeiro ao arquipélago, após sair de Santos. “Vocês cumpriram o papel de preparar tudo antes do prazo previsto e não pouparam esforços para nos receber bem. É muito importante poder contar com vocês. Ilhabela está se profissionalizando e crescendo cada vez mais neste segmento”, afirmou a diretora Márcia Leite, se referindo a série de exigências que foram feitas para a recepção do Seaview.

O porto de Ilhabela é diversas vezes utilizado como alternativa, ‘o plano B’ dos navios de cruzeiro que encontram dificuldades climáticas em outras regiões pelas condições de águas abrigadas que o canal de São Sebastiao oferece.

“Hoje nós temos um trabalho sendo reconhecido, com essa parada de segurança. O porto de Ilhabela se destaca, porque é um abrigo fantástico. Estamos sempre preparados para ser o ‘plano B’ e esperamos recebê-los muitas vezes. Turismo é isso, gera emprego e renda, e a cidade está em festa por essa parceria de sucesso”, disse o prefeito Márcio Tenório.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Ricardo Fazzini, este reconhecimento é resultado de um trabalho que começou desde o início desta gestão. “Apresentamos Ilhabela e tudo que podemos oferecer enquanto destino turístico em feiras por todo país e até mesmo internacionais. Profissionalizamos e melhoramos o trade, para receber bem e para o crescimento da economia da nossa cidade”, explica Fazzini.

O MSC Seaview é maior cruzeiro a passar pela costa brasileira. Com sete escalas no município, o navio tem capacidade para 5179 passageiros e 1412 tripulantes. A cada parada, está se projetando uma injeção de R$ 1 milhão, o que garante emprego e renda para a população de Ilhabela.

Além do prefeito Márcio Tenório e do secretário Ricardo Fazzini, também participaram da cerimônia as secretárias Juliana Louro (Planejamento e Gestão Estratégica) e Yeda Lopes (Educação); a adjunta, Ana Paula (Educação); a presidente do Fundo Social, Luciana Oliveira; a presidente da Câmara Nanci Zanato; o vereador Gabriel Rocha e o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

 

Próximas escalas

O arquipélago recebe, nesta quarta-feira (12), a escala do navio MSC Favolosa a partir das 10h. Já na sexta-feira (14), a cidade tem mais uma parada do cruzeiro Seaview a partir das 7h.