Com o objetivo de preservar a cultura caiçara e valorizar os pescadores da cidade, a Prefeitura de São Sebastião inaugurou o Rancho de Pesca Pararanga, no bairro Porto Grande, na região central da cidade, neste sábado (16/02).
Este é o segundo rancho entregue reformado pela Prefeitura e precisou ser reconstruído depois de ser danificado pelo fogo em maio do ano passado. O primeiro a ser inaugurado foi o dos Fortunatos, na Figueira.
Para o presidente do Rancho Pararanga, Márcio Siqueira, essa é uma conquista enorme. “Há menos de um ano atrás isso aqui veio a queimar e muita gente vive da pesca aqui. Hoje só tenho a agradecer ao prefeito que esteve acompanhando a gente desde o incêndio, prometeu e cumpriu essa reforma. Estamos muito felizes com essa conquista”, comentou.
Segundo o prefeito Felipe Augusto esse é um momento importante. “Estamos entregando o rancho restabelecido, de forma organizada. Essa ação foi feita a toque de caixa, com baixo custo e com qualidade porque é o sustento de muitas famílias”, finalizou.
Pararanga  
O rancho é um dos mais antigos espaços de pesca de São Sebastião e abriga, há mais de 60 anos, cerca de 40 pescadores. O nome Pararanga é em homenagem a um caiçara sem residência fixa que tinha esse apelido e que foi acolhido pelos pescadores no local, tornando-se uma espécie de vigia.

Foto: Luciano Vieira | PMSS