Depois de ter sido alvo de um incêndio criminoso em 2017, o Rancho de Pescadores do Bairro da Enseada foi finalmente reconstruído e inaugurado pelo atual prefeito Felipe Augusto.

Atuante na causa dos pescadores de São Sebastião, o prefeito vem reconstruindo os ranchos da cidade e proporcionando aos profissionais da pesca segurança na guarda de seus apetrechos, redes e canoas ação que muito contribui para que não haja perdas e furtos na atividade pesqueira.

O Rancho tem 4 grandes repartições, tipo box, onde cabem até cinco canoas, conta com lugar para a instalação de freezer e todas tem água corrente. Ele leva o nome da pescadora Joaquina Peixoto de Oliveira, uma justa homenagem a uma das primeiras mulheres que usaram a pesca e a extração de mariscos da região como meio de trabalho e fonte de renda.

Este é o terceiro rancho a ser inaugurado depois da entrega do Rancho dos Fortunatos e do Pararanga, situados na região central.

Esteve presente, prestigiando o evento, o ex prefeito Luizinho Farias que, atendendo pedido da pescadora Jandira Peixoto de Oliveira, filha de Joaquina, construiu o primeiro rancho da praia, na década de 90.

Para Luizinho, foi gratificante poder voltar ao local e constatar que sua participação na vida dos pescadores foi positiva e que a iniciativa, hoje, tem tudo para dar bons resultados com a nova construção.

“Para o prefeito Felipe Augusto a reconstrução dos ranchos é também uma ação que visa  resgatar a cultura caiçara. Ele acrescentou que os pescadores estão sendo presenteados com um rancho, um espaço para manipulação de pescados, um parquinho infantil e uma área para ginástica destinada às pessoas da melhor idade.

Questionado sobre a reconstrução da capelinha que fica no terreno, Felipe Augusto propôs um mutirão com o apoio da prefeitura que deverá fornecer o material.

Ainda virão muitas inaugurações e o próximo rancho a ser entregue à comunidade de pescadores é o do Distrito de São Francisco.

Também participaram do evento os  secretários municipais, vereadores, Guarda Civil Municipal (GCM), o Grupo de Escoteiros Guanandi e os Comandantes Zanelli e Gonzales da Polícia Militar.