O cadastramento biométrico já é obrigatório em São Sebastião. O eleitor que ainda não se cadastrou deve ir ao cartório eleitoral com os documentos necessários e realizar o procedimento, que consiste na coleta de impressões digitais, foto e assinatura. Tratando-se de um procedimento simples e rápido, durando em torno de 15 minutos.

O prazo para o cadastramento termina em 19 de dezembro, mas a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor não deixe para a última hora, pois assim ele evita filas e outros transtornos. Quem não fizer a biometria terá o título cancelado, o que implica uma série de restrições na vida civil, tais como: obter carteira de identidade e passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e receber salário de emprego público.

Os eleitores serão atendidos mediante agendamento prévio realizado pelo site www.tre-sp.jus.br ou pelos telefones (12) 3895-7482/3896-4340. O Cartório Eleitoral de São Sebastião fica na Rua Antônio Cândido, 120, no Centro. Na Costa Sul, a revisão biométrica é realizada pelo posto eleitoral de Boiçucanga, localizado na Av. Walkir Vergani, 240, sala 6. 

Biometria obrigatória

 A Justiça Eleitoral iniciou no dia 4 de fevereiro o novo Ciclo da Biometria Obrigatória 2019-2020, para o cadastramento biométrico em 478 municípios paulistas, incluindo São Sebastião. Quem não fizer terá o título de eleitor cancelado.

Documentos necessários

Para realizar a coleta de dados biométricos, compareça pessoalmente ao Cartório Eleitoral levando documento oficial de identificação e comprovante de residência. Se tiver o título, deve apresentá-lo também. O documento oficial de identificação precisa ser original, com foto, como RG, carteira de trabalho e carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal. O comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias) deve conter o nome do eleitor e o endereço e ser recente– até três meses de emissão.