Papo Sobre Saúde, nas escolas de São Sebastião
As escolas municipais Cynthia Cliquet Luciano, na Enseada, Costa Norte, e José Machado Rosa, no Centro de São Sebastião, receberam a visita, durante a última semana do programa “Papo Sobre Saúde”, da Secretaria de Educação.
O projeto “Papo Sobre Saúde” trabalha com o fundamental 1 e 2, a saúde e a informação sobre sexualidade em sua forma global, não só com o foco nas doenças sexualmente transmissíveis, mas em suas formas de prevenção, além de explicações sobre higiene corporal e gravidez na adolescência, por meio do conhecimento do corpo humano e também de uma proposta de mudança de atitude e planejamento de vida.
Na EM Cynthia Cliquet Luciano, estudantes do 6º ano aprenderam sobre higiene pessoal, autovalorização, mudanças do corpo, valorização dos estudos e hábitos de higiene dentro da escola.
A professora Débora Puertas, coordenadora do projeto, realizou oito palestras, para diferentes turmas separadas por gênero para uma profunda reflexão sobre o momento da vida em que se encontram que é a adolescência.
Segundo a vice-diretora, Suzana Marques Maciel e Silva, as palestras foram ótimas. “Foi conversado sobre o uso correto dos banheiros na escola e isso é importante, pois mesmo que saibam um pouco, sempre acrescenta mais. O projeto também enriquece o currículo, uma nova fala sobre a higiene, os cuidados com o corpo, a fase em que se encontram e o planejamento de vida, são essenciais para os alunos”, explicou Suzana.
Já na EM José Machado Rosa as palestras foram apresentadas para os alunos do 5º ano. Na ocasião, os temas abordados foram prevenção de doenças, combate ao mosquito Aedes Aegypti, apresentação do aparelho reprodutor (feminino e masculino), cuidados com o corpo e higiene pessoal.
O estudante Vitor Augusto Guedes Oliveira, 10, disse que achou muito legal o que aprendeu durante a palestra. “É importante cuidar muito bem do corpo e também das partes íntimas”, contou ele.
A professora Adriana Batelochi afirmou que o trabalho do programa de saúde da Secretaria de Educação é muito importante para a rede. “Muitos alunos não conhecem o próprio corpo, e ao assistir às palestras aprendem a cuidarem-se melhor”, declarou. Fonte e foto PMSS
Deixe uma resposta