Grupos de mobilização organizados pela TCI Comunicação, estão atuando em São Sebastião e Ilhabela para convidar pescadores e lideranças comunitárias a participarem do evento Rede Comunidade, promovido pela Petrobras, que acontece dia 17, a partir das 9.30hs no Ilha Flat Hotel.

O evento tem como objetivo atender condicionantes do IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis dentro do processo de licenciamento para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural da Bacia de Santos, aproximando a Petrobras e a comunidade para oferecer conhecimento e oportunizar diálogos.

Os agentes de mobilização elaboraram um trabalho muito próximo das comunidades pesqueiras, colônias, associações e lideranças dos bairros das duas cidades e ouviram as demandas desses atores relacionadas às atividades da empresa que reúne neste evento, oportunidades para esclarecer dúvidas, receber críticas e sugestões dos convidados.

O evento atende disposições do Programa de Comunicação Social Regional da Bacia de Santos que implementa ações na comunicação junto ao público prioritário das áreas de influência da Petrobras, disponibilizando informações sobre impactos ambientais, econômicos e sociais e sobre medidas mitigadoras e compensatórias das atividades nos campos de extração que se estendem do Rio de Janeiro à Santa Catarina. Abre também um canal de informação e de debates quanto aos temas relacionados à cadeia produtiva de petróleo e gás, sendo mais um espaço de participação social.

As comunidades de pescadores artesanais, instituições representativas do setor pesqueiro, órgãos públicos, lideranças comunitárias formais e informais, representantes das organizações da sociedade civil com ações voltadas para as questões socioambientais e de transparência pública e comunidade acadêmica lidada à área ambiental são o público prioritário do programa destacado neste evento.

No plano de divulgação da TCI Comunicação, que disponibilizou condução  gratuíta para os convidados, de Boracéia à Enseada e todo o entorno da Ilhabela,  foram elencados contatos com as Câmaras Municipais, Prefeituras, Cooperativas, Ranchos, Colônias de Pesca, Institutos, Fundações e Secretarias do Meio Ambiente, Ministério e Universidades.