A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Comitê de Gestão de Crise, vem estabelecendo medidas e realizando comunicados para enfrentar e prevenir o contágio do COVID-19 (novo coronavírus) no município.

Até esta segunda-feira (23), a cidade apresenta 15 casos notificados de COVID-19: 11 suspeitos, 2 confirmados e 2 negativados. O número de síndrome gripal já passa de 800 casos.

Quanto aos casos confirmados, os pacientes estão bem, em isolamento e sendo acompanhados pelos profissionais de saúde do município.

Unidades de saúde exclusivas para casos de coronavírus

Além da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da região central, do Pronto-Socorro de Boiçucanga e do setor de UTI do Hospital de Clínicas, voltados exclusivamente para o tratamento de síndrome respiratória, a Prefeitura está procurando novos locais que possam receber leitos e macas, e servir como suporte para o atendimento de baixa e média complexidade do coronavírus.

Neste domingo, foi anunciada a parceria com o Tebar Praia Clube, para a instalação de um hospital de campanha com 90 leitos, no ginásio do clube, já antevendo a necessidade diante da pandemia.

A Prefeitura também está contando com a tenda da Rua da Praia como mais um lugar para colocar macas e leitos.

Atualmente, há 15 leitos de UTI na cidade prontos, mas a previsão é ter 50 leitos, assim que os equipamentos comprados forem entregues.

Para os casos não relacionados à pandemia, as pessoas devem se encaminhar ao hospital central e, na Costa Sul, para a unidade de Saúde do Cascalho.

Funcionamento das farmácias municipais

A farmácia de alto custo de São Sebastião vai atuar como delivery para entregar os medicamentos para as pessoas cadastradas e, assim, evitar que fiquem expostas à contaminação da COVID-19. Não vai haver atendimento presencial.

Quem recebe esse tipo de benefício pode entrar em contato pelo telefone (12) 3892-3553.

O horário de fechamento das farmácias municipais mudou:

Na Topolândia, a farmácia ficará aberta até 21h;

Na Enseada, também atenderá até 21h;

Na farmácia central, o horário é até 19h;

Em Boiçucanga, irá funcionar 24h. Porém atenção: essa farmácia foi mudada para a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cascalho.

A farmácia de Camburi permanece com o atendimento das 8h às 17h.

Gestantes e parturientes

O Comitê de Gestão de Crise está elaborando um plano de contingência para atender as gestantes que darão à luz até o mês de outubro.

Foi feita uma conta e chegou a um número de 560 mulheres gestantes. O governo municipal entende que esse grupo necessita de um atendimento diferenciado neste momento de pandemia.

Outras medidas

Com todas as aulas suspensas, a alimentação escolar do município foi encerrada. Os alimentos perecíveis foram distribuídos na comunidade, por meio do Fundo Social de São Sebastião. Já os produtos que podem ficar estocados foram transferidos para as unidades hospitalares para reforçarem suas cozinhas.

A Prefeitura não irá cobrar taxas de ambulantes e artesãos neste ano, pois compreende que esses profissionais precisam desse apoio, no que cabe às competências municipais. Lembrando que toda ajuda financeira virá da parte do Governo Federal.

Será estabelecido um cronograma de pagamento a fornecedores, de maneira que possa atender o mais dentro do prazo possível, diante deste cenário de pandemia.