A capacitação das equipes gestoras vem sendo trabalhada intensamente pela  Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), que  retoma o ano letivo através  da oferta de atividades no modelo remoto.

Inicialmente, diretores e coordenadores foram orientados quanto às ferramentas digitais disponíveis para reuniões com as equipes das unidades escolares (como os aplicativos WhatsApp, Messenger, Hangout, Skype, Zoom, entre outros). Em seguida, foram apresentados alguns recursos de plataformas digitais que poderiam ser usadas como Ambientes Virtuais de Aprendizagem (entre elas, o próprio WhatsApp, Facebook, Google Sala de Aula e Google Drive).

Cada escola teve a liberdade de escolher a ferramenta que melhor atende às características de sua comunidade e, se necessário, de usar diferentes recursos para que todos os alunos da rede sejam atingidos.

Desde o dia 27 de abril, data da retomada do ano letivo de 2020, os professores estão entrando em contato com as famílias e alunos e fazendo as orientações iniciais sobre essa forma de ensino e de aprendizagem que será utilizada enquanto durarem as medidas temporárias e emergenciais de prevenção a COVID-19.

Outra ação realizada durante esse período de pandemia foi a reestruturação do portal Conexão Educa, o site da Secretaria da Educação de São Sebastião. Sua nova versão, no ar também desde o dia 27 de abril, facilita o acesso de pais e alunos às atividades desenvolvidas pela equipe da SEDUC desde o início do período de afastamento social.

Além das atividades em ambientes virtuais, a SEDUC produziu, também, um material com atividades impressas que serão realizadas pelos alunos em conjunto às atividades enviadas pelos professores. O objetivo é garantir que todos tenham acesso a atividades educativas neste período de ensino remoto.

A diretora da E.M. Cynthia Cliquet Luciano, Carla Costa, conta como está sendo o ensino remoto. “A educação remota é um desafio para nossa unidade. Desafio esse que vem nós mostrando uma forma surpreendente de superação coletiva”, comentou.

A diretora da E.M. Profª Iraydes Lobo Vianna do Rêgo, Karen Cristina Bardell, também falou sobre o ensino remoto. “As aulas remotas tem sido um desafio para todos nós, porém estamos felizes com o contato com nossos alunos, mesmo que virtual, pois a saudade é grande. O retorno de nossos alunos está sendo muito positivo e isso se deve a parceria com as famílias que estão empenhadas para garantir esse sucesso”, contou.