A programação de dança do Espaço Cultural Circo Navegador está trazendo muito interesse e participação do público nas transmissões online. O projeto que foi contemplado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, tem como tema das próximas duas entrevistas, a dança contemporânea e suas representações no Litoral Norte e na capital paulista.

Na sexta-feira dia 18/09 às 19 horas entrevistaremos a  bailarina Elisa Venâncio do Corpo de Baile de Caraguatatuba e na segunda-feira dia 21/09, também às 19 horas, conversaremos com o Núcleo Keyzetta e Cia., composto pela dupla de bailarina e bailarino, Key Sawao e Ricardo Iazzetta. Todas as ações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube e Facebook.

As atividades presenciais do espaço cultural estão suspensas em razão da pandemia de COVID-19, mas as experiências de interação digital tem sido muito bacanas. Desde abril estamos transmitindo a programação ao vivo pela página do Facebook e canal YouTube do Circo Navegador e o resultado tem sido muito positivo. Essa programação vai dar um toque especial nesses tempos de distanciamento físico.

O projeto está ajudando a fomentar a dança na cidade de São Sebastião e em constante diálogo com o curso Técnico em Dança da ETEC tem contribuído na formação e desenvolvimento desses profissionais. Ao longo da programação traremos um amplo panorama das variadas danças e formas de manifestação por meio delas. Conheçam um pouco mais das participantes das entrevistas desta semana.

Elisa Venâncio

Na foto, graduada em Direito e licenciada em História. É bailarina, intérprete criadora e pesquisadora, e integra o Corpo de Baile de Caraguatatuba. Atua como orientadora artística, idealizadora do projeto “Pedra que rola não cria limo” de dança criativa para crianças, e do projeto de dança Contemporânea e improviso “Cidadão Dançante” ambos realizados em Paraibuna através da Fundação Cultural Benedicto Siqueira e Silva.

Elisa também é professora de técnica clássica e contemporânea na Escola de Bailados de Caraguatatuba, atuando diretamente na formação de novos bailarinos. Além de ter uma ativa militância pelas causas da negritude integrando a Zambô – Movimentos Negro de Caraguatatuba.

Key Sawao e Ricardo Iazzetta

O Núcleo Keyzetta e Cia., é uma companhia de dança de São Paulo, criada pelos diretores Key Sawao e Ricardo Iazzetta, na foto, parceiros artísticos desde 1996. Ambos tem se dedicado a construir um espaço que possa agregar outros dançarinos, artistas colaboradores em torno de propostas e criações, viabilizar diálogos, pesquisas de linguagem com foco no pensamento em dança e suas possíveis inter-relações. O corpo, a fisicalidade e suas potencialidades.

A cultura no Litoral Norte

A cultura não vai parar. Estamos fervendo nos meios digitais, já que não podemos ter atividades presenciais. Devido a prevenção do contágio por COVID-19, a programação do Espaço Cultural Circo Navegador está sendo realizada com transmissões ao vivo de entrevistas, apresentações e shows com artistas. Essa iniciativa tem funcionado muito bem, garantindo renda para os artistas e atividades culturais da melhor qualidade ao público. As artes “reduzem” a distância, nos fazem refletir sobre a vida e alivia as angústias e inseguranças geradas pela pandemia.

Campanha de financiamento coletivo

O setor artístico e cultural foi o primeiro a interromper e provavelmente será um dos últimos a retornar totalmente suas atividades. Se você não vive sem arte e cultura como nós, ajude a manter o Espaço Cultural Circo Navegador fazendo contribuições entre R$ 10,00 e R$100,00 na campanha de financiamento coletivo https://apoia.se/circonavegador