Em tempos de pandemia a programação de abril promete risadas e acalento, privilegiando e gerando trabalho e renda para artistas do Litoral Norte

Premiado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa  do Governo do Estado de São Paulo, o Espaço Cultural Circo Navegador, mantém-se na resistência pela cultura e proporciona às pessoas  acesso às artes por meio de ferramentas digitais.

A programação de abril inclui palhaços, contadores de história, circo, teatro, cinema e dança. De 04 à 24 do mês de abril apresentaremos pelo YouTube e Facebook artistas e personalidades do Litoral Norte como: Adriana Simões, Alejo Linares, Anderson Guiam, Felipe Lins Santos, Gih Maldonado, Janaina Figueiredo, Jimmy Brown, José Américo, Luciano Draetta, Priscila Siqueira, Ricardo Plaza, Toshiko Oiwa e Venício Toledo.

Nesse momento de pandemia, a contribuição das artes e da cultura para o desenvolvimento da resiliência é uma ferramenta de sobrevivência. Em momentos difíceis, como o que estamos passando, é que a busca de sentido para os acontecimentos pode ajudar a transformar as situações e as pessoas.

Acompanhe a programação:

04/04 às 17h00 – Contação de história “A Saga do Negro Bainawá – Contação de História por Palhaço Piléquinho” 

O palhaço Piléquinho SeuCaradeBolacha narra a história de uma criança negra que não gostava de livros e que, ao perceber a diversidade que existe neles, apaixona-se pela leitura e observa uma outra forma de se relacionar com o mundo. Com a mochila nas costas, torna-se viajante e conhece o Brasil através de seus próprios olhos. Percorre comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e caiçaras) e conhece pessoas que vivem de um modo diferente ao dos grandes centros urbanos.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

04/04 às 17h30 – Espetáculo “Cirquim do Serafim” com Circo Navegador

Dois palhaços cultuam a imagem do Seu Serafim, o finado dono do circo, e perpetuam a sua presença por meio da crença de que ele ainda pode voltar. A dupla esfarrapada e faminta, porém feliz e com um humor, ao mesmo tempo ácido e ingênuo, chega de uma longa jornada em busca de seus sonhos, carregando na bagagem as dificuldades de uma vida de muito trabalho e poucos prazeres. Montam um cirquinho estilizado que se apresenta apenas com os contornos dos mastros e da lona, coloridos com fitas de cetim. Eles têm a consciência que são apenas operários de montagem do circo e que nunca serão artistas. Mas na prática fazem o espetáculo sem perceber, esbanjando a simplicidade típica dos palhaços. 

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

10/04 às 17h00 – Espetáculo “Circo Show” com Palhaço Zé Gambiarra

Um espetáculo solo, onde o Palhaço Zé Gambiarra entra em cena, com a sua maleta repleta de números de habilidades, interações, malabarismos e  música. De maneira divertida, sempre conta com a participação do público. Quem assiste ao espetáculo é convidado a entrar em cena, obrigando o palhaço a jogar diretamente com novas possibilidades, nas mais diversas situações que vão exigir todo seu jogo de cintura, tornando a apresentação única e surpreendente. 

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

10/04 às 17h30 – Espetáculo “Bancicleta e os Palhaços QUASE Músicos” com Circo Navegador

Palhaços e música sempre combinaram muito bem, no espetáculo “Bancicleta e os Palhaços QUASE Músicos” essa mistura traz a tradição e a contemporaneidade muito bem misturadas, com palhaçada típica dos circos brasileiros e a invenção de instrumentos que aguçam a curiosidade dos expectadores. As engenhocas e “palhacices” sempre surpreenderam as plateias! Imagine um objeto sonoro muito instigante, uma geringonça que causa curiosidade, pois, produz música ao ser pedalada. Nunca ouviu falar? Simples: um veículo altamente desenvolvido, não poluente e poético. Ao pedalar instrumentos de percussão (bumbo e chimbau) são acionados automaticamente e a música vai surgindo e encantando pela criatividade. E para completar dois palhaços excêntricos musicais: Firuliro e Linfunfiro tocam as melodias com escaleta, flautas doce, transversal, serrote, entre outras maluquices.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

11/04 às 17h – Contação de História “O Pássaro da Chuva e outras Histórias” com grupo Alma de Maré

“O Pássaro da Chuva e outras Histórias” apresenta um repertório de contos da tradição oral com referências aos Mestres Griôs, convidando o público a refletir  sobre temas como liberdade e o valor dos saberes passados de geração em geração. Com Adriana Simões e Jimmy Brown do Grupo Alma de Maré. 

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

11/04 às 17h30 – Espetáculo “Notícia pra Embrulhar Peixe” com grupo Circo Navegador

Vendedor de Peixe lê o mundo por meio das notícias estampadas nas folhas de jornal, que são usadas para embrulhar seu produto: o peixe. De maneira bastante ácida o personagem denuncia as mazelas da condição humana, a falência das instituições e a sociedade do controle. É um espetáculo provocativo, que estimula o empoderamento, a criação das autonomias e o desenvolvimento das potencialidades humanas.

Indicação etária: 12 anos.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

17/04 às 17h00 – Espetáculo Músical  “Ô de Casa!” com Alma de Maré

O espetáculo musical “Ô de Casa” apresenta repertório autoral dos componentes do Alma de Maré direcionado a todos os públicos. A maior parte das músicas foram compostas especialmente para os trabalhos realizados pelo grupo e trazem referências folclóricas e mitológicas do povo brasileiro numa mistura de situações cotidianas contemporâneas que refletem sobre a relação entre ser humano e meio ambiente. 

O repertório é inspirado na base rítmica das manifestações da cultura popular brasileira e nos personagens do nosso imaginário como o Saci Pererê, Cobra-Grande, Matinta Pereira, entre outros. As musicalidades do Coco, Cacuriá, Congada, Bumba-meu-Boi, Ciranda e Arrastapé passeiam pelo espetáculo propiciando um grande encontro com a música tradicional brasileira de maneira divertida, reflexiva e crítica.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

17/04 às 17h30 – Espetáculo “Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?” com Circo Navegador

Num encontro inusitado, o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, provoca o público para uma vivência por meio das rotinas de um show circense, misturando o clássico e o contemporâneo, em criações próprias, que se equilibram entre o deboche e a elegância. Espetáculo criado em 2007, já foi apresentado no Chile e Argentina, além de várias turnês pelo Brasil.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

18/04 às 17h – Contação de História musical “Boi de Conchas” com grupo Corre Cotia

A contação musical busca recontar a história do boi de conchas, um conto caiçara de Ubatuba e revitalizado pelos narradores da cidade de São Sebastião. O boi Ratambufe se torna, nessa contação, o protagonista de sua história e das suas escolhas: “Eu sou Ratambufe, com muito orgulho! Nasci com estórias sobre você, mar”. O mar surge como um personagem coadjuvante, reforçando o protagonismo e criando um diálogo entre mar e boi, para lá de interessante. Esse espetáculo, realizado pelo grupo Corre Cotia, dialoga com diversas linguagens artísticas, buscando flagrar os principais elementos do reconto. O espetáculo traz a brincadeira do boi para cena, a magia da cultura popular e da tradição oral. Venha brincar conosco!

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

18/04 às 17h30 – Espetáculo “Quixotes” com grupo Circo Navegador

Uma dupla de atores mambembes chega ao espaço cênico para contar a história do cavaleiro: “Dom Quixote de La Mancha”, que acreditava poder consertar o mundo. Durante a narrativa confundem as aventuras e desventuras escritas por Cervantes com a própria trajetória de artistas que são. Assim como as personagens que representam, acreditam poder transformar o mundo.

Indicação etária: 12 anos.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

22/04 às 20h – Cineclube debate o Filme “Jango” de Silvio Tendler

Mais de um milhão de espectadores assistiram o filme “Jango” que refaz a trajetória política do presidente João Goulart, deposto nas primeiras horas do dia primeiro de abril daquele ano por uma junta militar. A partir de uma extensa pesquisa de arquivo que incorpora cinejornais da época, fotografias e manchetes de jornais, a obra percorre desde o início da carreira de João Goulart, passando pelos governos Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros, até a sua morte, doze anos depois de ter deixado o país rumo ao exílio no Uruguai. 

Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Trilha Sonora do Festival de Gramado (1984). Prêmio Especial do Júri, Festival de Havana (1984). Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano de Cuba (1984), Prêmio especial do júri. Troféu Margarida de Prata – C.N.B.B. (1984). 

Participarão do debate grandes pensadores da política e sociologia no Litoral Norte: Priscila Siqueira, José Américo e Ricardo Plaza.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook 

23/04 às 20h – Espetáculo “Entre Mundos – Ritual do Vazio” com Toshiko Oiwa

“Entre Mundos” é um espetáculo de dança contemporânea que apresenta o diálogo de culturas a partir do sublime, transitando entre este mundo e outros mundos, em busca da espiritualidade. O que nos faz viver? Por que morremos? O que acontece depois desta vida? Por que estamos aqui?

A musicalidade de “Entre Mundos” é uma composição experimental que Denilson Oliveira cria a partir da busca do essencial. A dançarina e coreógrafa Toshiko Oiwa performa a obra trazendo à antiguidade e, como uma xamā conduzindo um ritual, para se comunicar com o lugar sagrado dos espectadores. Toshiko já se apresentou em mais de 20 países, estudou dança na Juilliard School, EUA (BFA 1996), deu aulas em escolas de diferentes países e dirigiu espetáculos de dança.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook

24/04 às 18h – Oficina de mímica – Auto expressão para artistas

Dando continuidade à proposta de refletir teórica, filosófica e tecnicamente sobre maneiras de expressão, o mímico argentino Alejo Linares aborda nesta aula diferentes técnicas corporais, assim como conceitos e ideias práticas e acessíveis a todos, trazendo alguns fundamentos essenciais para a formação artística. Os interessados devem acessar o formulário https://forms.gle/35KqPZnGa4MVzfYk7 para inscrição de participação, tanto online quanto presencial. Os inscritos que estiverem acompanhando a aula online terão uma interlocução privilegiada com o professor.

Local: ONLINE no canal Circo Navegador no Youtube e na página Circo Navegador no Facebook