A Prefeitura de Ilhabela trabalha com a realização de eventos para fomentar o turismo no chamado período de “baixa temporada”. Com isso, consequentemente, a cidade garante empregos e geração de renda, já que o setor turístico é o principal fator da economia. “É um período em que estimulamos os turistas a virem para Ilhabela aproveitar o inverno com atrativos de qualidade, movimentando o comércio, os hotéis, os restaurantes, enfim, garantindo os empregos. São eventos que proporcionam entretenimento para nossos moradores e aos visitantes”, destacou o prefeito Toninho Colucci.

O inverno só começa no dia 21 de junho. Antes, o arquipélago de Ilhabela recebe a segunda edição do Vento Festival, que será realizado entre os dias 9 e 12 de junho nas areias da Praia do Perequê. O evento é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo.

Com idealização e curadoria de Anna Penteado, produção da Recheio Digital em parceria com a Casco Conecta, o Vento Festival 2016 sugere a substituição de padrões por poesia, arte, leveza e música. O festival de música contemporânea receberá grandes nomes da cena musical como: Johnny Hooker, Jaloo, Bonde do Rolê, Aldo – The Band, Filipe Catto, Serge Erege, Russo Passapusso e Aláfia.

Na primeira noite do festival a carioca Mahmundi, cantora e multi-instrumentista, levará ao palco as faixas de seu primeiro álbum completo e oficial, homônimo, lançado pelo selo StereoMono, da Skol Music. E levará dose extra e potente do chamado Girl Power ao festival, que conta com Lay e Karina Buhr.

Liniker, Rico Dalasam, A Bahia e a Cozinha Mineira – com o projeto Salada das Frutas – apresentarão um mix de música negra, música de mina, do rolê, das menines, de todos.A programação também traz um ciclo de palestras sobre cultura, economia criativa, arte, ações sociais, coletividade, sustentabilidade, diversidade, do it yourself, música respeito e tolerância.

Durante a tarde de sábado (11/6), essas “ideias para o futuro presente” terão abrigo na Oca Makers – uma estrutura de domo, montada a alguns metros do palco – e serão ventiladas por Rodrigo Guima (Aqui Bate um Coração e Mais Amor, Por Favor), pelo economista Osvaldo de Oliveira (Laboriosa 89), pelo ativista político Caio Trendolini e mais cabeças pensantes e atuantes, incluindo artistas do line-up do palco do festival. No mesmo perímetro, no sábado (11/6) e domingo (12/6), DJ sets da crewFree Beats – Mauro Farina akaMissionSabotage, Beat Flavour e Tahira– farão a trilha sonora dos pós shows. Para completar, foodtrucks de restaurantes locais estarão distribuídos pelo espaço do Vento Festival.

Assim, o Vento Festival que em sua estreia, em 2015, surpreendeu pela organização e pelo line-up certeiro segue seu caminho. (programação completa abaixo)

“Ilhabela tem no turismo a sua indústria. Por isso, investimos na consolidação de um calendário de eventos forte, com atrativos durante todo o ano e para todos os públicos e idades. Estão todos convidados para aproveitar os eventos em Ilhabela e desfrutar de todos os encantos do destino indutor de turismo do nosso país”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Festa de São João

Entre os dias 17 e 19 de junho, às 20h, na Praça de Eventos e Lazer do Galera, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, promove a Festa de São João, que tem a parceria da Fundaci e da Capela de São João. O evento terá shows com Roney Alves e a dupla Carreiro e Capataz (17/6), Pronúncia no Olhar e Art Popular (18/6) e ainda Forrobodó e Rastapé (19/6).

2° Folk & Blues Ilhabela

Entre os dias 24 e 26 de junho, na Vila, Ilhabela será palco do 2° Folk & Blues. Com uma programação diversificada e de qualidade, o evento trará mais de 20 shows gratuitos ao ar livre. Este ano o festival conta com cinco atrações internacionais: Amanda Shaw, Vanessa Collier, a banda Sun Walk Dog Brothers, Joe Roberts, e o grupo Still Folk.

Entre os destaques nacionais, o público acompanhará as apresentação de “Chico Chico”, filho de Cássia Eller, a “Banda Mais Bonita da Cidade”, Artur Menezes, Flávio Guimarães, Jônavo, Nô Stopa, Igor Prado Band, Jakie Scott, além da banda Trinca Acústica, Ivan Márcio & Roger Gutierrez e o multi-instrumentista Vasco Faé.

Com entrada gratuita, o público poderá acompanhar os show em área coberta, na Vila.

43ª Semana Internacional de Vela

Depois do Folk & Blues, o arquipélago de Ilhabela, justifica o título de Capital Nacional da Vela com o seu principal evento esportivo: a tradicional 43ª Semana Internacional de Vela, de 1° a 9 de julho.

A Prefeitura já prepara uma programação de shows para as noites na Vila. Além de shows, destaque para as apresentações da Mostra de Dança da Fundaci, que mais uma vez marcará presença na programação. Todos os shows do evento são gratuitos, numa área coberta montada na Praça das Bandeiras, na Vila.

No mar, a “Ilhabela Sailing Week”, a maior competição de vela oceânica da América Latina deve reunir 150 barcos de 13 classes diferentes de 1º a 9 de julho. Entre as equipes, atletas da Rio 2016 como Samuel Albrecht, medalhistas olímpicos como Lars Grael, campeões pan-americanos como Maurício Santa Cruz, e outros mil velejadores misturados entre os profissionais e os amadores, que serão a maioria no evento. A contagem regressiva para as regatas já começou e as equipes se prepararam para o desafio.

Barcos de outros três países já fizeram a inscrição para a Semana de Vela de Ilhabela, inclusive o atual campeão da ORC, o uruguaio Cristabella. Argentinos e chilenos estarão no start list das regatas. As inscrições continuam abertas para a Semana de Vela de Ilhabela 2016. Os tripulantes devem se inscrever no site oficial www.svilhabela.com.br de 1º a 20 de junho. Fonte e foto PMI