A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza com o CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, novas e diferentes atividades para estimular os frequentadores do Centro de Apoio ao Idoso, na Barra Velha. Entre as propostas, a horta comunitária estimula a formação de vínculos e a consequente melhora na autoestima. A atividade também viabiliza a produção de alimentos, como um dos componentes de acesso e disponibilidade, sendo instrumento e forma de ação social.
Além de proporcionar o prazer e o gosto de plantar e cultivar, a horta é uma opção de lazer que contribui para um estilo de vida ativo, fator importante para minimizar as consequências biológicas negativas que se tornam presentes durante o envelhecimento.
A distribuição de tarefas entre os idosos com os cuidados da  horta propicia o fortalecimento da relação e de responsabilidade, para uma participação ativa na transformação, inclusão e autonomia social dos idosos. Fonte e foto PMI – Postado em 07/08/2016