IBDesfile dia 3
Desfile reuniu escolas de Ilhabela

A programação oficial em comemoração aos 211 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela começou nesta quinta-feira (1º/9). Até o final desse mês acontecerão inúmeras atrações culturais, musicais e atividades esportivas. No dia 3 de setembro, quando o município completou 211 anos, houve hasteamento dos pavilhões na Praça das Bandeiras às8 h, seguido do desfile cívico militar que aconteceu na Rua Dr. Carvalho, na Vila.

 No domingo aconteceram as finais do Campeonato Municipal de Futebol da 1ª e 2ª Divisão, no Estádio Municipal do Itaquanduba. Já nos dias 9, 10 e 11 de setembro, sempre as 11h, ocorre o Campeonato Brasileiro de Holder, na Escola de Vela “Lars Grael”, no Pequeá.
No dia 10 de setembro (sábado), às 19h, acontecerá a tradicional Corrida Pedestre de Ilhabela. É a 40ª edição do evento, que já está com as inscrições abertas. A largada será às 17h na Praça Allan Kardec, na Barra Velha. As inscrições podem ser feitas por homens e mulheres a partir de 16 anos no email  incricoes.esporte@ilhabela.sp.gov.br , até o dia 8 de setembro com os seguintes dados: nome completo, data de nascimento, sexo, cidade ou clube, e o tamanho da camiseta. No dia do evento, as inscrições podem ser feitas até às 16h30, no local da largada. As camisetas serão disponibilizadas apenas para as 100 primeiras inscrições.
Nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, a Escola de Vela “Lars Grael” recebe o Campeonato Paulista de Optimist, sempre às 11h.
A programação esportiva continua nos dias 24 e 25 de setembro. No dia 24, a partir das 8h, ocorre a prova natatória Píer a Píer, na Praia Grande. Mais tarde, às 9h, é a vez da 4ª etapa do Torneio de Vôlei de Praia, e o Voleibol 4×4 Melhor Idade, ambos também na Praia Grande. No mesmo horário, às 9h, na Barra Velha, tem o Torneio de Malha e Bocha.
A prova de Canoa Caiçara é a primeira atração do dia 25 de setembro, às 9h, entre o Perequê e a Vila. Também às 9h tem a 4ª etapa do Torneio de Vôlei de Praia, na Praia Grande, e o Torneio de Malha e Bocha, na Barra Velha.

IBNiver
Público lota em apresentações.

A Praça de Eventos e Lazer do Galera ficou lotada para apresentação de Gabriel O Pensador. Antes, o público conferiu o show grupo de rap “3030”.

Gabriel O Pensador relembrou sucessos que marcaram o início de sua carreira e também apresentou novas canções. Até o dia 11 de setembro serão realizados shows musicais todas as noites, sempre a partir das 20h com a abertura das bandas locais, na Praça de Eventos e Lazer do Galera, na Água Branca.

Nesta sexta-feira foi hora das bandas locais com Nico e Banda e o grupo Mais Simpatia e do show do grupo Revelação, sucesso em todo o Brasil.

No sábado data do aniversário de 211 anos de Ilhabela, subiram ao palco o Trio Luar e a Banda 40 Graus, culminando com a apresentação do cantor Daniel.

Os cantores ilhabelenses Effe e Marcelo Totó se apresentaram neste domingo antecedendo o show da Banda Ultraje a Rigor.

No dia 5 de setembro (segunda), 20h, abertura Fernando Punk e Abdjan. A cantora Anitta se apresentará a partir das 22h.

O dia 6 de setembro (terça-feira) será reservado para os fãs do samba e do pagode. Os Gigantes do Samba, com Alexandre Pires e Luiz Carlos, se apresentam às 22h. Um pouco mais cedo, às 20h, o ‘esquenta’ fica por conta do cantor Helinho do Pagode e do grupo ilhabelense Pronúncia no Olhar, ambos de Ilhabela.

Já no dia 7 de setembro (quarta-feira), feriado do Dia da Independência, é a vez do sertanejo. Às 20h quem sobe ao palco é o cantor Roney Alves, e na sequência o grupo Forrobodó. Depois, às 22h, um super show com a dupla sertaneja Marcos &Belutti, sucesso em todo o Brasil.

Ainda na Praça de Eventos e Lazer do Galera, na Água Branca, no dia 8 de setembro (quinta-feira) começa mais uma edição do “Aviva Ilhabela”. O encontro gospel é promovido pelo Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Ilhabela (Comei) e tem o apoio da Prefeitura.

A abertura será às 19h, com a participação da Guarda Mirim. Mais tarde, às 22h, tem show com André Valadão.

No dia 9 de setembro (sexta-feira), a programação começa às 19h, com apresentações de bandas locais e pregação de pastores e ministros evangélicos. O cantor Fernandinho é a atração do dia 9, às 22h.

As apresentações das bandas locais e pregações iniciam o último dia do “Aviva Ilhabela”, 10 de setembro (sábado), as 19h. A cantora Aline Barros se apresenta às 22h.

Além dos shows musicais e as atrações do Aviva Ilhabela, a programação oficial do aniversário de 211 de Ilhabela ainda reserva uma tarde de recreação, às 15h, no dia 11 de setembro (domingo), na Praça de Eventos e Lazer do Galera, na Água Branca, e show com Larissa Manoela, atriz de “Carrossel” e “Cúmplices de um Resgate”, do SBT, às 17h. O cantor Tim Mazzo e a banda Brisa também se apresentam no dia 11 de setembro, as 20h.

O aniversário da cidade terá diversas competições. O Festival Vermelhos 2016, de 9 a 11 de setembro, no Centro Cultural Vermelhos (Ponta da Sela); a 40ª Corrida Pedestre de Ilhabela, na Barra Velha, no dia 10 de setembro, as 17h; Batismos e graduação de capoeira, no Polo de Educação Integrada de Ilhabela, o PEII, na Barra Velha, de 16 a 18 de setembro, às 9h; Concurso de Poesia, na Vila, no dia 16 de setembro (sexta-feira), as 20h; “Chorinho na Praça” – apresentação de grupos de chorinho, na Vila, no dia 18 de setembro (domingo), às 18h; Campeonato Paulista de Optimist, na Escola de Vela “Lars Grael”, no Pequeá, dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, às 9h; e a abertura do Salão Waldemar Belisário, no dia 27 de setembro (terça-feira), às 20h. Também estão previstas entregas oficiais de obras públicas.Fonte e fotos PMI