Após realizar a preparação do terreno, a Prefeitura de São Sebastião iniciou a colocação das placas de grama no campo de futebol do Juquehy Esporte Clube (JEC), situado em Juquehy, na Costa Sul do município.

No total, a equipe da Regional Juquehy, divisão ligada à Seadre (Secretaria das Administrações Regionais), e associados do JEC já plantaram 1.600 m² da vegetação. O plantio continuará nos próximos dias.

Como o espaço tem 5.600 m², ainda faltam quatro mil metros quadrados de grama, que é da espécie Esmeralda Imperial e possui características como: tolerância a pisoteio, maior capacidade de regeneração, velocidade de estabelecimento e menor exigência quanto à fertilidade do solo. Além disso, ela também resiste a ervas daninhas e possui boa tolerância a insetos.

Em campos de futebol, o gramado fica em condições de uso depois de três meses após o plantio.

A revitalização da área esportiva é contrapartida da Prefeitura após celebração de acordo com a diretoria do clube para a implantação subterrânea de tubos por dentro do terreno.

A iniciativa teve como objetivo facilitar a drenagem e/ou vazão da água pluvial das ruas Ana Eufrozina e Manoel de Oliveira e assim evitar constante alagamento em determinados imóveis. O resultado foi positivo.

Escoamento

De acordo com a Seadre, sem a obra o escoamento ficava prejudicado pelo fato de existir muros que delimitam o campo e impedem a passagem da água em direção à avenida Benedito Izidoro de Moraes, onde todo o volume é captado.

A intervenção, porém, danificou o espaço esportivo do JEC em função das escavações e a circulação de máquinas e caminhões.

O trabalho de reativação do campo de futebol só não foi concluído devido à crise financeira enfrentada pelo município nos últimos anos. No local, a Prefeitura executou o nivelamento do terreno, abriu valas para a colocação de bidim, tubos de drenos e pedras destinadas à drenagem em estilo “espinha de peixe” de todo o campo.

Com escudo similar ao do clube profissional da capital paulista, o SPFC (São Paulo Futebol Clube), a agremiação amadora sebastianense – o Juquehy Esporte Clube – foi fundada em 21 de abril de 1943, sendo um dos times mais vitoriosos da região.

Serviço: O campo de futebol está localizado na rua Athayde Isidoro dos Santos, segunda à direita de quem entra no bairro. Fonte e foto Sectur