Três novas USF’s (Unidades Saúde da Família) serão entregues pela Prefeitura de São Sebastião para as comunidades da Costa Sul do município nesta sexta-feira (30).

A primeira delas será entregue às 12h, aos moradores de Juquehy, onde o antigo prédio (próprio), situado na praça Simeão Faustino teve seus espaços redimensionados para melhorar o atendimento dos usuários e as condições de trabalho dos funcionários.

Várias intervenções ocorreram no prédio como: troca de piso e azulejos, pintura interna e externa, adaptações de ambientes, reparos elétricos e hidráulicos, recuperação do telhado, entre outras ações.

Com aproximadamente três mil pacientes cadastrados, o atendimento na ESF I será realizado por uma equipe composta de médico, dentista e profissional de enfermagem, além de auxiliar de saúde bucal, auxiliares de enfermagem, auxiliar administrativo, recepcionista, auxiliar de limpeza e agentes comunitários de saúde.

A unidade possui uma sala de procedimentos, uma sala para aplicação de vacinas, uma sala para inalação, uma sala destinada à triagem, dois consultórios médicos, um consultório odontológico, uma recepção, um espaço para os agentes comunitários e uma copa. Todos os equipamentos e mobílias do local serão, em sua maioria, novos.

Há pouco mais de um ano, os pacientes cadastrados na ESF I estão sendo atendidos na ESF – II, localizado na rodovia Rio-Santos, número 800 (altura do km 178), quase em frente à comunidade do Morro do Esquimó.

Cambury

De acordo com a Fundação Pública de Saúde de São Sebastião, a unidade de Cambury funcionará logo no início da rua Bandeirante, localizada na Zeis (Zona de Especial Interesse Social) Areião, no bairro Cambury, Costa Sul do município. A previsão de entrega com todas as adequações necessárias é para as 14h.

A nova locação visa melhorar e adequar os serviços prestados aos usuários, cujo número de cadastros está em fase de finalização. A população estimada no bairro é de aproximadamente seis mil habitantes.

O prédio terá quatro consultórios, duas salas de triagem, um consultório odontológico com capacidade para duas equipes, uma sala de vacina, uma sala de procedimentos, uma sala de inalação, uma sala destinada aos agentes comunitários, uma sala administrativa e uma para reuniões.

A unidade também contará com uma farmácia, uma copa, dois banheiros exclusivo para os funcionários, dois banheiros destinados aos usuários e mais um com acessibilidade.

O atendimento dos pacientes será realizado pelos seguintes profissionais: médico, enfermeiro, dentista, auxiliares de enfermagem, saúde bucal e administrativo, recepcionista, agentes comunitários e auxiliar de serviços gerais. O horário de funcionamento será das 7h às 17h, de segunda até sexta-feira.

Boiçucanga

Já em Boiçucanga, a unidade própria, construída em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa Requalifica USF, fica à rua Tropicanga, na imediações do centro de saúde do bairro e ao lado do ginásio de esportes. A unidade será entregue às 17h.

O atendimento ocorrerá com duas equipes de Saúde da Família já existentes, designadas como USF Boiçucanga I e USF Boiçucanga II.

No prédio há cinco consultórios, duas salas de triagem, uma sala de vacina, uma sala de procedimentos, uma sala de inalação, um consultório odontológico, uma sala destinada aos agentes comunitários e para reuniões, uma recepção, além de dois banheiros acessíveis para usuários e dois para os funcionários, uma copa, uma área de serviços e um local para saneamento (expurgo).

O número atual de usuários cadastrados gira em torno de 2.900 na USF I e de 2.750 na USF II. Entretanto, a quantidade deve ser alterada após novo cadastramento que está em execução.

A unidade também funcionária das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, com os seguintes profissionais: médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, auxiliares administrativos, recepcionistas, agentes comunitários de saúde e auxiliares de serviços gerais. Fonte PMSS