O Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião promove, no dia 10 de junho (sábado), a eleição para os interessados em ocupar 10 cadeiras, entre titulares e suplentes dos representantes da sociedade civil.

Os agentes culturais das áreas de dança, música, comunidade negra, hip-hop, audiovisual e escola de samba podem se inscrever online até 7 de junho.

Os candidatos devem estar presentes nos dois momentos do processo eleitoral, que ocorrerão em Boiçucanga, na Costa Sul, no Espaço Cultural de Boiçucanga, às 10h, e no Centro, na Secretaria de Cultura e Turismo, na Rua da Praia, às 16h.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, comprovar mais de dois anos de residência no município e mais de dois anos de experiência na área pretendida.

As vagas são: dança (titular e suplente), música (suplente), comunidade negra (suplente), hip-hop (titular e suplente), audiovisual (titular e suplente) e samba (titular e suplente).

Todo o morador de São Sebastião, maior de 16 anos, pode votar mediante comprovação dos quesitos. As regras da eleição e o link para inscrições estão no site https://planodeculturass.wordpress.com/eleicao-conselho.

Conselho

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Sebastião foi formado em dezembro de 2014 e é deliberativo, consultivo, fiscalizador e paritário. Tem 40 membros, sendo 20 do setor público e 20 da sociedade civil, entre titulares e suplentes.

Para representar a sociedade civil, os conselheiros estão divididos nas cadeiras, algumas já ocupadas: Comunidade Negra (titular: Noel Nascimento), Teatro (Titular: Jessyca Biazini – Suplente: Henrique Cardim), Música (Titular: Lígia Ferreira), Artes Visuais (Titular: Carmem Prado – Suplente: Cibele Melo), Cultura Tradicional (Titular: Maria Aparecida – Suplente: Lindomar dos Santos) e Literatura (Titular: Nícia Guerriero – Suplente: Maria Angélica Moura).

Os representantes da sociedade civil são eleitos por seus pares e os do setor público, indicados pela administração municipal. As reuniões são mensais e abertas a toda a comunidade que pode participar como ouvinte. O Conselho tem como principal meta para este ano a elaboração do Plano Municipal de Cultura de São Sebastião, que traz ações e metas que o município deve realizar nos próximos 10 anos, de forma democrática e participativa.