Grandes nomes da literatura do País participaram da 1ª Jornada Pedagógica de São Sebastião. O evento, realizado pela Secretaria de Educação (SEDUC) teve como objetivo levar os professores e toda equipe gestora a uma reflexão sobre o ensino na cidade.

Participaram os educadores  Regina Maria Braga, Ignácio de Loyola Brandão, Renato Casagrande, Mozart Neves Ramos, Paulo Magri, Geraldo Almeida Peçanha e Carlinhos de Jesus.

Para a diretora pedagógica da SEDUC, Vanessa Parleta, “o evento será muito bom para toda a cidade e virá de encontro com tudo que a gente está vivendo na educação, esse novo olhar, essa nova gestão. Foi pensado em cada detalhe e na qualidade de tudo que iremos oferecer aos professores”, explicou.

Carlinhos de Jesus em palestra sobre empreendedorismo e arte no Teatro Municipal.

O evento, aconteceu no teatro municipal  de 9 a 11 e trouxe  para conversar com os educadores da rede municipal de ensino, Mozart Neves Ramos e Paulo Magri.

Em sua palestra, intitulada “A educação integral na base nacional comum curricular”, Mozart falou sobre trabalhar a continuidade da educação infantil ao ensino médio, bem como toda a educação básica em uma mesma linha de valor. Além disso, ele afirmou a importância de se tratar valores com os alunos.

Já Magri trouxe o tema “Como transformar sua escola numa campeã do IDEB. Um novo horizonte na Educação”, onde tratou sobre a experiência como professor e secretário da educação em Novo Horizonte, localizada a cerca de 87 km de São José do Rio Preto.

Magri também deu ênfase na participação da família na escola, na avaliação investigativa feita em sua cidade, e falou sobre o trabalho em rede, onde todas as escolas passam o mesmo conteúdo. Desenvolveu junto a uma editora uma apostila que é utilizada pelas crianças. E com uma série de ações tornou possível uma grande mudança da realidade do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Novo Horizonte.

A educadora Regina Maria Braga falou sobre a importância do Programa Amigo do Livro da Ed. Global e Ignácio de Loyola Brandão sobre “A construção de uma educação literária”. Já Renato Casagrande abordou o tema: “O professor se transformando num campeão de audiência”.

Segundo professores, a jornada foi muito importante para valorizar o aprendizado, o conhecimento e a reflexão.

O evento,que contou com a participação de grandes mestres brasileiros, foi encerrado hoje com a palestra de Carlinhos de Jesus sobre empreendedorismo e arte. Fonte PMSS Fotos PMSS e Daniela Teodoro.