A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Educação (SEDUC) e de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SETRADH), acaba de fechar um contrato com a escola SENAI de Santos para o oferecimento de cursos gratuitos da área náutica. São eles: Manutenção Preventiva de Motos Aquáticas (Jetsky), com carga horária de 20 horas; Auxiliar de Mecânico de Motores de Popa Dois e Quatro Tempos, com carga horária de 40h; Auxiliar de Mecânico de Motor Diesel Marinizado, com carga horária de 40h.

O curso de Manutenção Preventiva de Motos Aquáticas tem o objetivo de ensinar o aluno a realizar manutenção preventiva básica nos sistemas mecânicos e elétricos de uma moto aquática.

Os cursos de Auxiliar de Mecânico de Motores de Popa Dois e Quatro Tempos e de Auxiliar de Mecânico de Motor Diesel Marinizado tem como objetivo o desenvolvimento de competências para realizar a manutenção de motores de popa dois e quatro tempos e de diesel marinizado sob supervisão do mecânico chefe.

Todos os cursos preveem o desenvolvimento da capacidade de compreensão das características de funcionamento do motor, a avaliação de suas condições operacionais e a seleção adequada dos equipamentos, bem como de capacidades sociais e ambientais, organizativas e metodológicas adequadas.

Os cursos serão promovidos no Centro Integrado Profissionalizante (CIP) da Topolândia e também em Barra do Una, na Costa Sul, por meio de uma parceria com a Marina Canoa. As vagas são limitadas, respeitando o padrão metodológico do SENAI, de 16 alunos por turma.

As secretarias estão organizando o processo de inscrição e, em breve, o local e a data para se inscrever serão divulgados. Os cursos terão início na segunda semana de setembro.

Projetos Náuticos

Segundo o diretor do CIP, Fábio Aranha, foi feita uma pesquisa de demanda e necessidades da área náutica junto às marinas. “Isso também será motivo de uma reunião na próxima semana. Queremos atender quem já trabalha em marinas e também ao público que tem interesse em começar a trabalhar nessa área”, explicou.

“É importante citar que esta é uma iniciativa do prefeito Felipe Augusto, que está trabalhando para implantar em São Sebastião as marinas públicas, homeport e o estaleiro municipal. Estamos fechando contrato pra oferecer ainda este ano, junto com esse projeto grande, outros cursos na modalidade náutica: elétrica de náutica, ar condicionado de embarcação, tapeceiro e laminador de casco. Também temos a ideia de trazer cursos para o marinheiro de embarcação, como de montagem de mesas, como servir, como deve se portar um marinheiro”, informou.