Em seis semanas de atuação, a campanha “Todos Juntos contra o Aedes Aegypti”. que envolve mais de 90 agentes, vistoriou 13.521 imóveis ao longo de São Sebastião. Neste sábado, em sua sétima semana, a mobilização prossegue na região da Topolândia, centro da cidade, e também na Vila Sahy, em Barra do Sahy, Costa Sul do município, das 8h às 17h.

A mobilização de combate ao mosquito transmissor de doenças como a Dengue, Chikungunya e Zika,  conta com parceria do Governo do Estado de São Paulo e tem sido realizada em duas frentes de atuação inseridas nas regiões da Costa Norte e Centro e também a Costa Sul. O trabalho é feito por 84 agentes e 10 supervisores da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura, sempre aos sábados, com previsão de ser encerrada no próximo dia 30 de abril.

Desde o início da campanha, dia 5 de março, até o último dia 9, foram visitados 13.521 imóveis, sendo 8.866 em março e 4.655 em abril, informou Givanildo Ferreira Tavares, diretor de Vigilância em Saúde. Segundo ele, em cada ação, os profissionais trabalham, em média, dois mil imóveis que são vistoriados. Os proprietários recebem orientações para evitar a proliferação de criadouros do mosquito e também materiais informativos.

Mobilização

As ações na cidade são realizadas por agentes de endemias e profissionais de várias áreas da saúde como enfermeiros, farmacêuticos e dentistas, que se inscreveram para formar essa força-tarefa contra o Aedes. “A meta de cada agente é visitar, no mínimo, 25 imóveis durante o dia”, disse Givanildo Ferreira Tavares, diretor da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do município.

Ele explicou que todos os bairros da cidade estão infestados com as larvas do mosquito transmissor dessas doenças. Porém, os pontos considerados mais críticos são os que apresentam maior incidência da presença de larvas por domicílios. A área 1, que abrange do Canto do Mar a Pitangueiras, entre Costa Norte e região central, é apontada como crítica pois, a cada 100 imóveis, cinco apresentaram as larvas.

Dados

De janeiro até 7 de abril, o município registrou 1.074 notificações e teve 16 casos confirmados de dengue tipo 1. O número é extremamente inferior aos casos de 2015 quando, somente no mês de março, foram 2.800 confirmações durante período de epidemia em todo o país.

A adoção de leis e medidas por parte da administração, que resultam em multas a quem não contribuir com a limpeza de seus terrenos e com o descarte correto de podas e entulhos, vai impedir o aumento de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Fonte Prefeitura Municipal de São Sebastião