Prefeitura realiza passeio experimental de projeto turístico “História à Vista”

Prefeitura realiza passeio experimental de projeto turístico “História à Vista”

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI) em parceria com as empresas São Sebá Tur e Freeway fizeram nesta terça-feira(20/02) um passeio experimental a bordo da escuna “Capitão David”. O passeio foi o ponto de partida para o projeto “História à Vista”.

O passeio experimental foi proporcionado a um grupo de 45 pessoas e entre eles estavam idosos do programa “Mais Vida” da Prefeitura e o secretário adjunto da SEPEDI, Simei Ferreira. Esteve presente também a Coordenadoria da Defesa Civil garantindo a segurança do passeio, além do vice-prefeito, Amilton Pacheco, que marcou presença no embarque do grupo.

A escuna zarpou do píer flutuante da Rua da Praia às 10h e se dirigiu até o Píer da Figueira para depois retornar ao ponto de embarque. No meio do passeio, dois guias de turismo que estavam a bordo, Lucy Saadi e Vagner Gonçalves, fizeram intervenções históricas abordando sobre o Centro Histórico sebastianense, já na Costa do bairro do Pontal da Cruz sobre a lenda dos “Dois Amores”, depois no Bairro São Francisco contando a história do bairro, do convento franciscano, além de lendas e características sócio-ambientais da cidade de São Sebastião.

Um dos proprietários da São Sebá Tur, Herbert Paes, comentou sobre a importância do turismo náutico. “O turismo náutico hoje, gera emprego, movimento de turistas nos comércios, eventos. E tudo isso traz coisas boas à São Sebastião, que não perde em nada na beleza em comparação com outras cidades litorâneas. O prefeito Felipe Augusto gosta e está incentivando muito esta área aqui na cidade, então eu espero que ela cresça cada vez mais”, disse ele.

Também presente no passeio, uma das proprietárias da Freeway, Núbia Leão, abordou sobre a importância do projeto “História À Vista”. “A maioria das pessoas que moram em São Sebastião não tinham a oportunidade de fazer um passeio náutico como esse que fizemos, hoje graças ao prefeito Felipe Augusto, nós temos essa oportunidade de mostrar nosso trabalho na cidade, o que para nós é maravilhoso”, comentou ela.

Os idosos do programa “Mais Vida” esbanjaram alegria durante o passeio. Uma das idosas contempladas, Dilza Geremias, de 65 anos, disse sobre a alegria de participar desse tipo de passeio. “Quando se fica idoso vem junto com a idade a solidão, então é muito importante esse momento em que estamos juntos para partilhar sobre nossas vidas. Esse passeio para mim realmente não tem preço, foi muito prazeroso aprender sobre a história da cidade. Simplesmente amei”, completou ela.

 

Projeto “História à Vista”

O projeto – realizado em conjunto entre a SETUR, a SEPEDI e as empresas São Sebá Tur e Freeway – foi desenvolvido pela equipe do Centro de Informações Turísticas (CIT), ele consiste no incentivo à criação de produtos turísticos náuticos em São Sebastião, que segundo seus organizadores, praticamente inexistem no município. “Esse projeto vêm como um pontapé inicial na criação de produtos turísticos náuticos em São Sebastião. Nosso objetivo é criar opções diferenciadas de passeios para o município, além de apresentar aos empresários do ramo náutico da cidade essa possibilidade de operar no desenvolvimento do turismo na cidade”, disse o chefe da Divisão de Fomento da SETUR e um dos organizadores do projeto, Jucilei Pereira.

Segundo os organizadores do “História à Vista” ele já funcionará no próximo “Jogos Regionais dos Idosos” (JORI) que ocorrerá em São Sebastião de 28 de Fevereiro à 04 de Março, como produto comercial,  visando sua perpetuação na cidade.

SERVIÇO: A São Sebá Tur e a Freeway estão localizados no quiosque 13 do Complexo Turístico da Rua da Praia, para mais informações sobre itinerários, preços e afins contate-os pelos telefones das empresas. São Sebá Tur: 99710 – 8286 e 99150 – 8602. Freeway: 98154 – 6299.

Gostaria de dizer algo ?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*