Mesmo após as fortes chuvas do dia 14, a cidade se transformou pela segunda vez, na capital do esporte para a Melhor Idade. Diante do grande sucesso da primeira edição do evento, realizado em agosto do ano passado, a cidade foi novamente escolhida para sediar os Jogos Regionais do Idoso (JORI). A expectativa é de receber 2,5 mil pessoas nos cinco dias de competições.

A abertura oficial está prevista para as 13h, da próxima quarta-feira (28/02), em uma tenda especialmente montada no Complexo Turístico da Rua da Praia, Região Central. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Lu Alckmin, já confirmou presença e após a abertura ela deverá acompanhar as apresentações da modalidade de Coreografia.

Esta que é a 22ª edição da competição irá reunir 40 cidades da chamada segunda região esportiva do Estado, que inclui municípios do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Alto Tietê e Grande São Paulo.

De acordo com a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Michelli Veneziani Augusto, a cidade está fazendo uma grande força tarefa para receber a todas as delegações com a mesma qualidade de atendimento feita no ano passado. “Há uma semana nossa cidade sofreu com as fortes chuvas que atingiram a região, mas, graças a Deus temos uma equipe bastante comprometida e estamos trabalhando incansavelmente para garantir toda a qualidade de atendimento, alojamento e das competições que fizeram, em 2017, a alegria dos atletas que participaram do evento”, destacou Michelli.

Ainda segundo a primeira-dama a programação esportiva, cultural e toda a estrutura de alojamentos serão mantidas. “Estamos trabalhando pesado para garantir o sucesso de mais este evento. Queremos deixar claro para as delegações das outras cidades que podem ficar despreocupados, tudo ocorrerá dentro do que já estava previsto, não é preciso preocupação”, afirmou.

O que é o JORI?      

Idealizado por dona Lila Covas em 1995 a competição é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude juntamente com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Ao todo são 14 modalidades disputadas entre atletas de ambos os gêneros com, no mínimo 60 anos.

Com o objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação. As modalidades disputadas durante os cinco dias de competições são: atletismo; bocha; buraco; coreografia; damas; dança de salão; dominó; malha; natação; truco; tênis; tênis de mesa; voleibol adaptado e xadrez;

A Cidade

Eleita pela segunda vez como sede oficial da 22ª edição dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI) a cidade de São Sebastião está preparada para receber – entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março – 2,5 mil pessoas entre atletas, técnicos e representantes de 40 cidades de regiões como Litoral Norte, Vale do Paraíba, Alto Tietê e municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

Considerada a cidade mais antiga do Litoral Norte São Sebastião antes da colonização portuguesa era ocupada por índios Tupinambás. O nome da cidade foi dado em homenagem ao santo do dia em que a expedição de Américo Vespúcio passou por estas águas em 20 de janeiro de 1502.

Pelas ruas do centro histórico e no entorno da Igreja Matriz é possível voltar ao tempo já que por ali existem muitas casas do Brasil Colonial, onde hoje estão instalados bares, restaurantes, hotéis e repartições públicas.

Segundo os dados históricos, foram os sesmeiros que iniciaram a povoação desenvolvendo o local com agricultura e pesca. O desenvolvimento econômico de São Sebastião com suas dezenas de engenhos de cana de açúcar possibilitou a emancipação político-administrativa da cidade em 16 de março de 1636.

Ao longo de seus 110 quilômetros de extensão é em terras sebastianenses que estão as mais badaladas praias do litoral de São Paulo entre elas Maresias, local onde nasceu e cresceu o primeiro Campeão Mundial de Surfe do país Gabriel Medina.

No mapa de São Sebastião ainda figuram belas paisagens como as das praias de Juquehy, Cambury, Baleia e Barra do Sahy além de ilhas, trilhas, cachoeiras e outros tantos atrativos turísticos que fazem desta cidade um local perfeito para quem gosta da mistura de badalação, história e o convívio com a natureza.