A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), está preparando uma programação especial para o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado no dia 21 de março. O evento será repleto de atividades, como gincana, show de talentos e uma palestra, na quarta-feira (21/03), a partir das 15h, no Espaço Cultural Batuíra, no Bairro São Francisco.

De acordo com o Secretário da pasta, Ercílio de Souza, a SEPEDI propôs um dia de conscientização, incluindo São Sebastião numa data tão importante no mundo no que se refere à inclusão destas pessoas. “Assim faremos, a partir deste ano, para todas as datas que buscam a conscientização em relação à alguma deficiência em particular e às deficiências como um todo”, anunciou ele.

A programação começará às 15h, onde pessoas com Síndrome de Down, profissionais e os responsáveis por estas pessoas participarão de uma gincana bem divertida. Após a gincana, haverá um Show de Talentos, a partir das 17h, e às 19h uma apresentação cultural com o grupo de dança da APAE de São Sebastião.

Em seguida, para finalizar a programação, haverá uma palestra com o tema “Além do Olhar!”, ministrada pela estudante de Educação Física Franciele Paschoal Ferreira, que nasceu com Síndrome de Down. Na palestra, Franciele conta sobre dificuldades e superação. A apresentação e a palestra são abertas ao público.

“Estamos muito felizes de proporcionar ao município mais conhecimento sobre a Síndrome e de poder promover a estas pessoas uma inclusão social mais consciente”, finalizou o Secretário. O Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3) foi criado para dar voz e visibilidade às pessoas que nasceram com a trissomia, e para defender o seu direito à inclusão em todas as esferas da sociedade, em igualdade de condições com os demais.