Projeto “Saúde do Saber” conscientiza alunos sobre zoonoses
O projeto “Saúde do Saber”, promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitou unidades de ensino da Rede Municipal de São Sebastião para ministrar palestras e falar sobre a importância da conscientização e dos cuidados com animais domésticos.
Ao todo mais de 190 alunos da creche Dona Laurinda, na Enseada – Costa Norte da cidade, e da Escola Municipal Maria Francisca, na região central, participaram das atividades nesta semana.
O objetivo é levar às crianças e adolescentes informações referentes à posse responsável de animais, vacinação antirrábica, castração, importância da conscientização de ter um animal e ter condições de cuidados e questões sobre o abandono de animais. O projeto faz um trabalho com animais que são utilizados para que as crianças percam o medo e tenham o primeiro contato com um bicho de estimação.
De acordo com a chefe de divisão do CCZ, Alessandra Marinho, o trabalho com o animal nas escolas só traz benefícios positivos para os alunos. “Está comprovado que os animais auxiliam em vários tipos de tratamento e porque não de maneira didática. Às vezes com a interpretação de um gesto da criança e um animal pode-se diagnosticar uma série de questões”, finalizou Alessandra.
O projeto é uma iniciativa inédita em São Sebastião para crianças da rede municipal de ensino, que vem sendo desenvolvido pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) setor ligado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, e que se estenderá até o dia 28/08, passando por pelo menos sete unidades escolares da rede municipal de ensino.
Deixe uma resposta