O espelho d’água que fica no entorno do Observatório Municipal de São Sebastião, na Rua da Praia, está passando por limpeza desde o início da semana. O trabalho é realizado pelas Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM) e de Serviços Públicos (SESEP) em parceria com a Petrobras.

Inicialmente a equipe, composta por técnicos, veterinária e biólogo, está fazendo a despesca das carpas e tilapias que ficam no espelho d’agua. Depois o local será esvaziado e jateado para receber água limpa e os peixes.

Segundo o secretário adjunto de Meio Ambiente, Alexandre Porfírio, a água que está sendo retirada apresenta uma quantidade significativa de materiais orgânicos. “Há muitas plantas, folhas que caem na água, além das fezes dos peixes, o que é normal, mas tira o oxigênio da água, por isso a limpeza é importante”, explicou. Ainda de acordo com Porfírio, o espelho d’água possui uma importância paisagística, ambientalista e pedagógica. “Espécies de aves marinhas se alimentam dos peixes daqui e muitas escolas trazem os alunos para ter contato com essas espécies. Com a limpeza fica mais fácil para as escolas trabalharem aqui”.

Segundo Carlos Magno, 42 anos, morador do centro da cidade, “é notória a preocupação com o Meio Ambiente nesta administração, mesmo porque várias atividades envolvendo os munícipes, como limpeza de praias e mangues, tem sido realizadas demonstrando o compromisso desta Secretaria com a Educação e a Ecologia”.