A Praça do Coreto foi palco da cerimônia de abertura da 12° Semana Municipal da Prevenção às Deficiências na praça do coreto. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre medidas de proteção e orientações sobre como podemos evitar algumas Deficiências.

Marcado com muita alegria e animação, o evento foi iniciado com uma caminhada da Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPEDI) até o coreto, onde celebrou o inicio da semana com muita dança e música. A ação contou com a presença do prefeito Felipe Augusto, o vice- prefeito Amilton Pacheco, do secretário da Pessoa com Deficiência Ercílio de Souza, dos vereadores, Maurício Bardusco, Pastor Elias José Rodrigues, Diogo Nascimento, Simei da Silva, Teimoso, Reinaldo Alves e José Reis.

A cerimônia de abertura foi marcada por momentos muito contagiantes, como por exemplo, quando o Prefeito Felipe Augusto desceu do palco para se aproximar do público. “Num momento tão importante em que a gente abre a Semana Municipal da Prevenção às Deficiências, quero registrar aqui a nossa preocupação com essa semana que desperta conscientização e preciso determinar ao secretário Ercílio, que providencie a acessibilidade do coreto, para que todos possam ter acesso a ele”, destacou o prefeito sob palmas do público.

Para a Professora de dançaterapia da APAE de São Sebastião Amanda Cruz a ação trás muita alegria para os alunos. “O evento conta todos os anos com a participação dos nossos alunos da APAE, principalmente com o Grupo Arte e Dança com a coreografia “Downs em Ação”, eles estão bem empenhados nesse projeto, o bacana é que eles se divertem, e divertem ainda mais o público ”, conta a professora.

“Além de informar as pessoas, em tempos que ainda há muito preconceito e dúvidas, o evento trás uma chance de conhecer a capacidade deles, minha filha tem uma vida normal como qualquer outro adolescente da idade dela, ela ama ir à balada, dançar. A dançaterapia ajudou muito, ela sempre está nos surpreendendo”, contou a mãe Valéria Puertas Takemoto, sobre sua filha Giovana P. Takemoto, 18, que tem Síndrome de Down e é uma das integrantes do grupo de dança da APAE.

Neste ano serão abordadas orientações técnicas de entretenimento, aproximando as pessoas com Deficiência de toda a população.

O evento conta com uma vasta programação, que inclui palestras, trilha, cinema, vivências artísticas, culturais, teatro, dança e será entregue ação informática em toda a semana.

A ação é desenvolvida pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso em parceria com as secretarias e entidades; e o público alvo é a população em geral (pessoas com deficiência, instituições de ensino particulares e públicas, entre outros).

Confira a programação:

22/08 – quarta-feira

Local: CRAS Topolândia

16:00h – Palestra: Substâncias psicoativas e prevenção de deficiências

 23/08 – quinta-feira

Local: Centro Cultural Batuíra

14h- Cinema – Filme “Extraordinário”

24/08 – sexta-feira

Local: Sindipetro – R. Auta Pinder

13:30h – Palestra: Prevenção das Deficiências no AVC – Dra. Flávia MiyashiraKubo

16:00h – Palestra: Os desafios do envelhecimento e os determinantes sociais da saúde – Ms. Alexandre Machado Rosa.

26/08 – domingo

Local: Rua da Praia

 16:00h – Programação Cultural  Banda Municipal de São Sebastião – Maestro Almir

 27/08 – segunda-feira

Local: CRAS Costa norte

9:00h –  Prevenção e primeiros socorros em acidentes- Samu e Trânsito

Fábio Luiz Silva – SAMU e Renato Machiao – Trânsito

Local: CRAS Topolândia

14:00h – Prevenção e primeiros socorros em acidentes- Samu e Trânsito

Fábio Luiz Silva – SAMU e Renato Machiao – Trânsito

28/08 – terça-feira

Local: CRAS Boiçucanga

9:00h – Prevenção e primeiros socorros em acidentes- Samu e Trânsito

Fábio Luiz Silva – SAMU e Renato Machiao – Trânsito