Praças e áreas públicas estão disponíveis para adoção por pessoas físicas e jurídicas, que se comprometam com a manutenção e conservação desses espaços. A adoção faz parte do novo programa da Prefeitura, Cidade Jardim.

O Programa visa a revitalização e a melhoria paisagística da cidade, com a possibilidade de instalação ou substituição de equipamentos de lazer, segurança, limpeza e bom funcionamento de toda infraestrutura local, como bicicletários, bancos, protetores de árvores, luminárias, bebedouros para pedestres e pequenos animais, lixeiras e esculturas.

A diretora de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Isabela Galvez, acredita que, juntos, Governo Municipal e comunidade podem contribuir com melhorias para a cidade. “Podemos contribuir com a paisagem urbana da cidade, com a segurança, a mobilidade urbana, com respeito ao meio ambiente. E foi por acreditar nessas melhorias que lançamos o Programa Cidade Jardim, que altera o Programa Adote uma Praça, criado em 1993”, destacou.

O interessado na adoção deve apresentar Carta de Intenção; proposta de manutenção, das obras e serviços que pretende realizar; descrição das melhorias urbanas, paisagísticas e ambientais, projetos, plantas, croquis e cronogramas.

O projeto será aprovado pela comissão multidisciplinar das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Urbanismo, Cultura e Turismo.

Confira o Decreto que estabelece todos os critérios para a adoção.