Palestra dirigida aos empresários que lotaram o auditório da feira,

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou na tarde deste sábado (10/11) do I Empreenda Caraguatatuba, apresentando a palestra “Caraguatatuba, seus potenciais de negócios”.
Por cerca de 1 hora, o prefeito falou para uma plateia de cerca de 200 pessoas, formada por sua grande maioria por empresários.
Entre as novidades, ele anunciou a construção de um Condomínio Empresarial na Região Sul, a informatização de serviços públicos, novos cursos de qualificação para empresários e população em geral, bem como a entrega de obras públicas.
Segundo o prefeito, a ideia da construção do Condomínio Empresarial será mais um incentivo para abertura de empresas, principalmente àquelas ligadas ao setor portuário e náutico.
Sobre a questão da informatização de serviços públicos, o prefeito ressaltou o conceito de smart city (cidade inteligente), interligando os sistemas de monitoramento por câmeras, iluminação pública e de serviços (como o APP Saúde em Dia da Secretaria de Saúde).
Durante este ano ainda, a Prefeitura de Caraguatatuba aprovou a Lei Geral da Microempresa garantindo incentivos fiscais para a abertura de empresas e deu opções de crédito para o micro-empreendedor através do Bando do Povo, assim como incentivou a abertura de 1.005 novas empresas/comércios na cidade.
Aguilar Junior anunciou ainda a importância do comércio ambulante. “Hoje a lei permite a instalação de 300 ambulantes na cidade e vamos propor uma alteração para aumentar para 500 ambulantes na cidade, dando oportunidade de emprego para novas famílias”, destaca.

O prefeito Aguilar entre expositores

Ainda na palestra, o prefeito Aguilar Junior agradeceu a parceria com o Sesi, Senai, Sebrae e Sinthoresp na qualificação dos empresários da cidade e população em geral. Mais de 1 mil pessoas, entre empresários e população em geral se formaram em cursos de qualificação.
O prefeito destacou ainda a valorização dos produtores locais através da Agricultura Familiar, bem como o incentivo aos jovens empreendedores com a formação de mais de 8 mil alunos por ano, uma parceria com o Sebrae.
“São ações do poder público que visam incentivar cada vez mais o empresariado local, seja com incentivos, palestras, cursos, leis e até a realização de uma feira como esta. O I Empreenda Caraguatatuba já é sucesso e prometemos realizar um evento ainda melhor em 2019”, ressalta. Fonte PMCG