A pesquisa de mais de 26 anos das artes cômicas estará disponível em 6 horas de aula que estimularão os alunos a criarem situações e cenas cômicas para teatro e vídeo

Estão abertas as inscrições para a Oficina de criatividade, que será realizada nos dias 15 e 17 de novembro das 15 às 18 horas no Espaço Cultural Circo Navegador em São Sebastião com a orientação de Luciano Draetta que é palhaço há mais de 26 anos.

A oficina vai aproximar pessoas ligadas à criatividade, para uma vivência de construção de processos criativos que levem a produção de roteiros, cenas e interações possíveis em um programa de entrevistas gravadas com plateia e editadas em vídeo para exibição em plataformas digitais da internet. Nosso objetivo é dar forma aquilo que não é visto cotidianamente e encantar as pessoas, transformando o impossível em possível e o invisível em visível.

O público alvo são atores, atrizes, bailarinas, bailarinos, musicistas, músicos, artistas gráficos, roteiristas, vídeo makers, youtubers, editores, jornalistas e interessados em geral.

Nós seres humanos damos sentido para nossas vidas por meio de processos cognitivos e criativos, partindo desse pressuposto as expressões artísticas e culturais são de suma importância na produção de subjetividades e causam significativo impacto na construção da identidade. Por isso tudo destacamos que trabalharmos coletivamente os processos criativos irá nos ajudar a construir situações capazes de surpreender os expectores de possíveis performances geradas na oficina.

Buscaremos processos que estimulem as potencialidades de cada participante por meio de jogos teatrais, exercício de consciência e expressão corporal, jogos cooperativos, exercícios cômicos, estudos da arte dos palhaços e produção de conteúdo (roteiros).

Orientador
Luciano Draetta é Palhaço e Mestre da Cultura Popular, reconhecido em 2017, pelo Prêmio Leandro Gomes de Barros do programa Culturas Populares do MINC. Atua profissionalmente desde 1992 e tem uma formação artística diversificada que vai do circo ao teatro, passando pela música e dança, entre outras habilidades artísticas. Formado em Letras na FASS – Faculdade de São Sebastião, onde desenvolveu a pesquisa: “Comunicação no Circo – Dramaturgia Circense no Início do Século XXI”. Atua como pesquisador de palhaços há mais de 20 anos e criou a exposição “Palhaços de Todos os Tempos”, com orientação de Mário Bolognesi, projeto no qual desenvolveu pesquisa iconográfica, biográfica e bibliográfica, realizou entrevistas com palhaços e familiares e compôs um panorama dos principais palhaços do século XX.
Como diretor artístico e artista do Circo Navegador recebeu inúmeros prêmios em editais governamentais, entre eles, Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, Funarte e Proac.

SERVIÇO
Oficina: Criatividade
DATA: 15 e 17/11/2018
HORÁRIO: das 15 às 18h
Valor: R$100,00
Pagamento pelo Banco do Brasil agência 4054-1 conta corrente 4134-3
Enviar comprovante por whatsapp para 12-98173-4402
LOCAL: Espaço Cultural Circo Navegador
ENDEREÇO: Rua Mansueto Pierotti, 826 – São Sebastião – SP
Inscrições pelo formulário https://goo.gl/forms/2A4KzWvfbTuRIs7K2