Numa realização conjunta com o Instituto Supereco e a Prefeitura Municipal de São Sebastião, patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o apoio das Prefeituras de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, FASS, Módulo, Fatec, Band Vale, Studio Leva, LitoGraf e JInter, a Faculdade de Tecnologia  do Estado de São  Paulo, em São Sebastião, promove  o I Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral  Norte de São Paulo, um  evento acadêmico que irá protagonizar projetos e grupos artísticos da região nos próximos dias 3, 4 e 5  de junho.

O Congresso que acontece simultaneamente no Complexo Turístico da   Rua da Praia, Centro de São Sebastião e no Teatro Municipal, conta com palestras, oficinas de arte, estandes, mesa redonda, apresentação de trabalhos acadêmicos e muitas outras atividades cujo objetivo é contribuir de forma direta e concreta para melhorar a qualidade de vida das pessoas do Litoral Norte de São Paulo.

O evento busca empoderar a sociedade por meio da Educação Empreendedora e Sustentável, seja ela individual ou coletiva, promover trocas   experiências, ideias e atuação da comunidade local e a ciência, através das pesquisas acadêmicas, bem como o diálogo com poder público e empresas da região.

.A abertura do evento vai acontecer às 10h na Tenda da Rua da Praia  e, logo após a abertura solene, será realizada a entrega do mascote oficial do 1º CESLN, escolhido a partir do Concurso de desenho que ocorreu em 12 escolas municipais de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.

As palestras ocorrem ao longo dos três dias do Congresso no Teatro Municipal. Mini palestras e oficinas acontecem na segunda (3) e terça-feira (4) na Tenda da Rua da Praia. Já a exposição de trabalhos acadêmicos será na FATEC (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo), a partir das 13h30 de quarta-feira.

Em sua manifestação no site  do evento, a professora Diana Mazo, uma das idealizadoras do 1º CESLN, afirma: “durante os anos que trabalhei aqui no Litoral, sempre vi vários trabalhos isolados de preservação, conscientização e mudanças locais para a melhora de algum aspecto de preservação, mas nunca vi uma reunião de vários projetos, com discussões que geram mudanças. Não precisamos redescobrir a roda, mas apresentar os projetos que já existem e funcionam.” Ela é uma grande incentivadora do empreendedorismo no Litoral Norte.

Projetos.               .
Os interessados em divulgar seus projetos ainda podem acessar o site oficial do Congresso www.sustentavelcongresso.com. Segundo a organização do evento, a inscrição no site é essencial para que o palestrante não corra o risco de perder a vaga e o certificado de participação na(s) atividade(s) que escolheu. O universitário que se inscrever e participar de um ciclo de três palestras, receberá um certificado de 10 horas acadêmicas complementares.

A organização do evento solicita que ao fazer a inscrição, o interessado doe   um quilo de alimento não perecível, exceto sal e  açúcar,  nos  seguintes pontos: Colégio Módulo de Caraguatatuba, Teatro Municipal  de  Ubatuba, Fass e Fatec de São Sebastião e EE Prof. Maria Gema de Ilhabela.

Será permitida a entrada de participantes não inscritos, mas somente em caso de vagas remanescentes, ou seja, vagas que não foram preenchidas.  Ao se inscrever e comparecer em qualquer atividade, os participantes irão concorrer a uma bicicleta que será sorteada na quarta-feira (5), na última palestra do Congresso.  Ainda no último dia do evento, será sorteada uma cadeira de rodas para instituição de caridade da região. A aquisição da cadeira foi possível através de uma campanha de arrecadação de lacres de alumínio que ocorreu em diversos locais.

Estão inscritos os projetos: Visitação ao Arquipélago de Alcatrazes com Kellen  Luciana Leite,   Cidades Inteligentes e Sustentáveis com Daniel Roberto Jung, 1,,2,3 Iluminação, com Paulo Maier, Horta Orgânica na Escola e  em Casa, uma ponte para a conscientização de uma alimentação saudável, com Rosângela Dragone, Programa de Reciclagem e Compostagem nas escolas,  com Tatiana  Araújo, Empreender Sustentabilidade,,  com Andrée  de Ridder Vieira, Biodiversidade para sua cidade! Crie negócios sustentáveis, com Sabrina Felici, Apropriação de serviços e ativos ambientais como instrumentos de compensação, com Paulo Nelson do Rego, Seja o empreendedor da sua vida, com Camila Guerald, entre muitas rodas de conversa, palestras com temas muito interessantes e voltados para o empreendedorismo no Litoral Norte.

Uma das propostas finais do evento é promover um acordo da população com os governantes para colocar em prática nas quatro cidades do Litoral Norte, os projetos mais votados que poderão trazer melhorias para a população.

Para maiores informações acesse o site www.sustentavelcongresso.com