Acontece  a partir das 10hs, na tenda do Complexo Turístico de São Sebastião, a abertura do 1° Congresso de Empreendedorismo Sustentável do Litoral Norte Paulista e, logo após, em ato solene, será realizada a entrega do mascote oficial do 1º CESLN, escolhido a partir do Concurso de desenho que ocorreu em 12 escolas municipais de São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela.

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião e do Instituto Supereco e a organização sempre eficiente das professoras da Fatec, Diana Mazo Malheiro, Andreia França, Carine Corrêa, Ana Sanches, Tatiana Alméri e Maria Carolina Coelho.

Único na cidade, o  1º CESLN busca empoderar a sociedade por meio da Educação Empreendedora e Sustentável, seja ela individual ou coletiva, promover trocas   experiências, ideias e atuação da comunidade local e a ciência, através das pesquisas acadêmicas, bem como o diálogo com poder público e empresas da região. Tem o patrocínio da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e o apoio das Prefeituras de Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, FASS, Módulo, Fatec, Band Vale, Studio Leva, LitoGraf e JInter, e Faculdade de Tecnologia  do Estado de São  Paulo, em São Sebastião.

Os interessados em participar ainda podem acessar o site oficial do Congresso www.sustentavelcongresso.com. Segundo a organização do evento, a inscrição no site é essencial para que o participante não corra o risco de perder a vaga e o certificado de participação na(s) atividade(s) que escolheu. O universitário que se inscrever e participar de um ciclo de três palestras, receberá um certificado de 10 horas acadêmicas complementares.

As inscrições também poderão ser feitas na hora e no local da atividade escolhida pelo participante.

Será permitida a entrada de participantes não inscritos, mas somente em caso de vagas remanescentes, ou seja, vagas que não foram preenchidas.  Ao se inscrever e comparecer em qualquer atividade, os participantes irão concorrer a uma bicicleta que será sorteada na quarta-feira (5), na última palestra do Congresso.  Ainda no último dia do evento, será sorteada uma cadeira de rodas para instituição de caridade da região. A aquisição da cadeira foi possível através de uma campanha de arrecadação de lacres de alumínio que ocorreu em diversos locais.

Entre as rodas de conversa realizadas no Teatro Municipal,será lançada a primeira discussão pública sobre o Fundo Emergencial de São Sebastião, uma ferramenta de apoio aos pescadores artesanais, moradores e Comunidades Tradicionais da cidade

Estão inscritos os projetos: Visitação ao Arquipélago de Alcatrazes com Kellen  Luciana Leite,   Cidades Inteligentes e Sustentáveis com Daniel Roberto Jung, 1,,2,3 Iluminação, com Paulo Maier, Horta Orgânica na Escola e  em Casa, uma ponte para a conscientização de uma alimentação saudável, com Rosângela Dragone, Programa de Reciclagem e Compostagem nas escolas,  com Tatiana  Araújo, Empreender Sustentabilidade,,  com Andrée  de Ridder Vieira, Biodiversidade para sua cidade! Crie negócios sustentáveis, com Sabrina Felici, Apropriação de serviços e ativos ambientais como instrumentos de compensação, com Paulo Nelson do Rego, Seja o empreendedor da sua vida, com Camila Guerald, entre muitas rodas de conversa, palestras com temas muito interessantes e voltados para o empreendedorismo no Litoral Norte.