Valorizando a cultura caiçara, no dia 15 de junho (sábado), das 14h às 17h30, a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural “Deodato Sant’Anna” (Fundass), oferecerá gratuitamente a Oficina de Folia de Reis, na Sampoc – Sociedade Amigos do Pontal da Cruz.

Ministrada pelo Mestre de Folia de Reis, Jesus Pereira de Lima, a formação reunirá cultura, folclore e fé, em uma rica troca de informações e experiências.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no dia e local da oficina.

A Folia de Reis é uma festa tradicional dos adeptos do catolicismo que tem o objetivo de recordar a história retratada na Bíblia Sagrada, no capítulo dois do livro de Mateus. A história conta a ida dos Três Reis Magos – Belchior, Baltazar e Gaspar – a procura do lugar onde havia nascido Jesus Cristo para prestar-lhe homenagens e oferecer-lhe presentes.

Em São Sebastião, há três Folias de Reis: Folia de Reis Morro do Abrigo, Folia de Reis Pontal de Cruz e Cia. de Reis do Litoral.

Sobre Jesus Pereira de Lima

Jesus Pereira de Lima é mestre de cultura tradicional há aproximadamente 40 anos.  Faz parte da 5ª geração de uma família de cantadores, que mantém um grupo centenário e acompanha os reis desde os 10 anos de idade no Sertão da Onça, na Serra da Bocaína. Além de São José dos Campos, Jesus participa de grupos em Caraguatatuba, São Sebastião, Jacareí, Bananal, Areias, entre outros municípios.

Por influência dele, outros parentes seguem essa tradição e muitos membros de grupos no Vale do Paraíba aprenderam com Jesus a arte de cantar em Folia de Reis.

Recebeu um certificado da Comissão Paulista de Folclore, através do Núcleo Regional Iça-Bitu, por sua importância para a cultura paulista tradicional. Recebeu também o prêmio Mestre Cultura Viva da Fundação Cultural Cassiano Ricardo pela importante atuação na transmissão, preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural de São José dos Campos e região.